Gás natural cai mais de 5% e aproxima-se dos 90 euros por MWh na Europa

Preços de referência do gás natural na Europa para entrega em janeiro estão a negociar perto dos 90 euros MWh, um mínimo desde o verão.

Os preços do gás natural no mercado europeu mantêm a trajetória de queda esta quinta-feira, depois de terem encerrado o dia anterior a cair quase 5%, para menos de 100 euros por MWh (megawatt-hora).

A previsão de temperaturas mais amenas no arranque de 2023 e as reservas cheias no bloco europeu continuam a aliviar os futuros na plataforma holandesa TTF (Title Transfer Facility), a referência nos mercados europeus de gás natural.

Pelas 9h39 desta quarta-feira, o contrato TTF para entrega em janeiro estava a descer 5,7%, para 91 euros/MWh, ao passo que o TTF para entrega em fevereiro descia cerca de 5,5%, para 94 euros/MWh. Os preços seguem, assim, a tendência verificada nos últimos cinco dias, acumulando uma descida de 31,4%.

De acordo com a Bloomberg, o fornecimento de gás natural liquefeito na Europa não tem registado quebras, estando atualmente em direção ao noroeste da Europa um conjunto de navios metaneiros. A maior estabilidade no mercado diminui as preocupações na Europa, numa altura em que se concentram esforços para enfrentar a crise energética no inverno, que resultou da guerra na Ucrânia.

A queda acontece também numa altura em que os ministros da Energia da União Europeia chegaram a um acordo sobre a aplicação de um teto aos preços do gás no mercado europeu caso se verifiquem duas condições, em simultâneo. O mecanismo será ativado a partir de 15 de fevereiro de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural cai mais de 5% e aproxima-se dos 90 euros por MWh na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião