Portagens na ponte 25 de abril sobem 10 cêntimos em 2023. E 15 cêntimos na ponte Vasco da Gama

Graças ao travão do Governo, portagens geridas pela Lusoponte vão aumentar metade do que estava inicialmente prevista. Concessionária não comenta medida até conhecer os detalhes.

Atravessar a ponte 25 de abril vai custar mais 10 cêntimos a partir de 1 de janeiro. A viagem de carro de Almada até Lisboa sobre o Tejo passará a custar dois euros, segundo as simulações de aumento feitas pelo ECO a partir das tarifas de 2022 e já tendo em conta o travão do Governo, que limita a subida das tarifas em 4,9%. Na ponte Vasco da Gama, o aumento será mais expressivo: a deslocação de Alcochete a Lisboa vai custar mais 15 cêntimos, para os 3,05 euros.

A concessionária das duas travessias, Lusoponte, tinha proposto inicialmente uma subida de 9,3% nas taxas de portagem para 2023. Se tal tivesse acontecido, os aumentos seriam ainda mais significativos: mais 20 cêntimos para a ponte 25 de abril; mais 25 cêntimos para a ponte Vasco da Gama.

Na ponte 25 de abril, motociclos pagam classe 5 se tiverem ViaCard ou Via Verde. Caso contrário, pagam o valor da classe 1

Com a medida do Governo, o aumento das portagens em 2023 é divido em três partes: os consumidores pagam 4,9%; 2,8% ficam por conta do Estado; o restante será suportado pela Lusoponte. A concessionária, no caso, terá de arcar com 1,6% da subida de custos. No entanto, de 2024 até 2027 (inclusive), poderá subir as tarifas 0,1 pontos percentuais acima da taxa definida na fórmula de cálculo da empresa.

A Lusoponte baseia a proposta de aumentos das portagens com base na inflação homóloga registada em setembro. Nas restantes concessionárias de autoestradas, a proposta de subida das tarifas depende do índice homólogo de preços no consumidor registado em outubro, excluindo habitação.

Contactada pelo ECO para comentar a medida do Governo, fonte oficial da concessionária remeteu eventuais declarações para depois da formalização da medida.

Descontos para reduzir impacto dos aumentos

Utilizar o sistema ViaCard ou a Via Verde pode ajudar a baixar as contas com as portagens nestas pontes.

Na ponte 25 de Abril, a redução de preços com o ViaCard varia conforme o número de utilizações: de 1 a 12 passagens, o desconto é de 10%; de 13 a 70 passagens, o desconto é de 70%; quem atravessar a ponte 71 ou mais vezes num mês não paga portagens sobre essas utilizações. Com o sistema Via Verde, aplicam-se os mesmos descontos de 13 a 70 passagens e para quem atravessar a ponte 71 ou mais vezes.

Se tiver um veículo elétrico ou um híbrido plug-in (ViaCard Eco), o desconto é de 15% para 1 a 12 passagens por mês e de 80% para 13 a 70 passagens por mês.

Na ponte Vasco da Gama apenas se aplicam os descontos da ViaCard, que dependem do horário: se usar a ponte das 7h às 10 nos dias úteis, a redução é de 5%; se usar a travessia fora desse período, o desconto é de 10%. Quem tiver um veículo elétrico ou híbrido plug-in tem o dobro dos descontos com o ViaCard Eco: 10% nos dias úteis das 7h às 10h; 20% noutros horários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portagens na ponte 25 de abril sobem 10 cêntimos em 2023. E 15 cêntimos na ponte Vasco da Gama

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião