Global Shapers vão discutir o futuro na Fnac

  • ECO
  • 30 Março 2017

Os eventos, promovido pela comunidade portuguesa dos Global Shapers, vão consistir em discussões abertas de temas da atualidade para tentar alcançar soluções para os problemas dos diversos campos.

Todos os meses, o braço português da rede internacional Global Shapers, um grupo de jovens talentos que quer contribuir para a solução de problemas atuais e futuros do país, organiza as ‘FNAC Shaper Talks’, na loja da marca no Chiado. Serão debates com entrada livre, onde se vão discutir temas como educação, economia, saúde, política, cultura e outros. A primeira acontece já em abril.

Entre os jovens participantes, que já hoje intervêm nestas áreas, contam-se o atual líder dos Global Shapers portugueses, Francisco Goiana da Silva (médico, docente universitário e gestor de saúde), Afonso Reis Cabral (escritor), Alexandre Farto (escultor conhecido por Vhils), Rui Maria Pêgo (apresentador), Inês Relvas (vice-curadora e consultora na Boston Consulting Group), Stephan Morais (fundador do Global Shapers Lisbon Hub e diretor executivo da Caixa Capital), Cristina Fonseca (co-fundadora da Talkdesk), Miguel Santo Amaro (co-fundador da Uniplaces) ou Miguel Nunes (Ator). Esta comunidade, criada a partir do Fórum Económico Mundial, é composta por 27 jovens portugueses dedicados a contribuir para a solução de problemas dentro da sua comunidade.

Francisco Goiana Silva, líder do Global Shapers Lisbon Hub, comentou o evento em comunicado: “Estamos muito entusiasmados por poder dar continuidade ao nosso trabalho e com a possibilidade de partilhar a nossa visão sobre temas que são importantes para as novas gerações, levando o debate de ideias para o espaço da FNAC no centro de Lisboa, onde qualquer pessoa pode juntar-se e discutir connosco”.

Com a Educação como tema desta primeira sessão, Afonso Mendonça Reis, Global Shaper, economista, professor universitário na Nova SBE e fundador das Mentes Empreendedoras e Inspira o teu Professor, contou ao ECO aqueles que considera serem os principais desafios que o panorama educativo enfrenta hoje em dia: “O que falta, primeiro de tudo, é visão clara da missão da educação por parte de todos os agentes e estabilidade do sistema educativo. Falta uma visão que defina objetivos claros, dê estabilidade ao sistema e os meios (técnicos e financeiros) às escolas para cumprir a sua missão. Com base nessa visão seria importante dar liberdade e acompanhamento às escolas para encontrar a melhor forma perante o seu contexto e recursos para atingir essa missão”.

Afonso Mendonça Reis, foi nomeado um Global Shaper pelo Fórum Económico Mundial em julho de 2012.

“Num mundo de mudança exponencial, a mudança e a inovação permanente é uma exigência a todos os níveis da nossa vida pessoal e profissional que se sente na sociedade, estado, empresas sociedade civil, etc.”, acrescentou Afonso Mendonça Reis. Por isso, e porque considera que “todos concordam que são necessárias mudanças, mas falta uma visão clara do que se pretende da educação e qual a estratégia mais adequada para atingir esse objetivo”, defende que é necessário debater o tema.

E é isso que os Global Shapers farão na primeira “FNAC Shaper Talks”, que acontece já a 18 de abril. As restantes ocorrerão nas 3ª terças-feiras de cada mês, pelas 18h30, na FNAC do Chiado, em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Global Shapers vão discutir o futuro na Fnac

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião