Em 2031 Portugal terá menos de dez milhões de cidadãos

O número de jovens diminuirá de 1,5 para 0,9 milhões. Portugal perderá população, dos atuais 10,3 para 7,5 milhões de pessoas, ficando abaixo do limiar de 10 milhões em 2031.

Portugal perderá população, dos atuais 10,3 para 7,5 milhões de pessoas, ficando abaixo do limiar de 10 milhões em 2031″, refere o relatório “Projeções de População Residente” divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. O número exato da população projetada para 2031 é de 9 976 827. As projeções referem-se ao período de 2015-2080 e foram realizadas em três hipóteses, uma pessimista, uma central e uma otimista. “Os resultados obtidos não devem ser entendidos como previsões, mas sim lidos com um caráter condicional ‘se x então y’, uma vez que são condicionados” por vários fatores, explica o INE no destaque.

Fonte: INE.

De acordo com o cenário central, daqui a 14 anos a população residente em Portugal será inferior a 10 milhões. O número de jovens diminuirá de 1,5 para 0,9 milhões enquanto que o número de idosos passará de 2,1 para 2,8 milhões. Como resultado da evolução destas duas faixas etárias da população, “o índice de envelhecimento mais do que duplicará, passando de 147 para 317 idosos, por cada 100 jovens, em 2080”, indica o INE. A projeção revela que só em 2060 é que essa tendência vai estabilizar.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, estas tendências são generalizadas em todas as regiões do país. Fruto destas mudanças, a população em idade ativa diminuirá de 6,7 para 3,8 milhões de pessoas em 2080. “O índice de sustentabilidade (quociente entre o número de pessoas com idades entre 15 e 64 anos e o número de pessoas com 65 e mais anos) poderá diminuir de forma acentuada, face ao decréscimo da população em idade ativa, a par do aumento da população idosa”, explica o INE no destaque. Este índice vai passar de 315 pessoas (em 2015) para 137 pessoas em idade ativa, por cada 100 idosos, em 2080.

Apesar de os cenários traçarem diferentes quedas, uma coisa é certa: a população vai diminuir nas próximas décadas em Portugal. “Esta tendência de decréscimo populacional está presente nos resultados de todos os cenários de projeção considerados”, revela o INE. No pior cenário traçado a população residente em Portugal atingirá os 5,8 milhões de cidadãos em 2080. “O decréscimo de população entre 2015 e 2080 surge como uma tendência transversal a todas as regiões NUTS II no cenário central, verificando-se a redução mais acentuada na região Norte e uma quase manutenção do número de residentes no Algarve”, explica o destaque, referindo que, “em consequência, a região Norte deixaria de ser a região com mais população residente a meio da década de 50, passando a Área Metropolitana de Lisboa a ser a região mais populosa”.

(Notícia atualizada às 11h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em 2031 Portugal terá menos de dez milhões de cidadãos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião