Há 221 centros de saúde abertos na véspera de Natal. Saiba quais

De norte a sul do país, haverá 221 centros de saúde abertos na véspera de Natal e 180 no dia de Natal. Saiba quais e os respetivos horários de funcionamento.

Na véspera de Natal (24 de dezembro), 221 centros de saúde vão estar a funcionar de norte a sul do país, ao passo que no dia de Natal (25 de dezembro) esse número cai para 180, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. Objetivo é reduzir habitual “pico” de procura no outono/inverno e reduzir a procura nas urgências em casos de “doença aguda não emergente”.

Esta medida insere-se na decisão tomada pelo Executivo no final de novembro, que visa alargar e adaptar os horários de funcionamentos dos centros de saúde nos dias úteis e ao fim de semana. Neste contexto, “os dias 24 e 25 de dezembro não serão exceção, com 221 unidades abertas na véspera de Natal e 180 no dia de Natal”, denota a tutela liderada por Manuel Pizarro, em comunicado.

Os respetivos locais com horário de funcionamento alargado podem ser consultados na área dedicada ao Plano de Inverno no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que pode consultar aqui, clicando na Administração Regional de Saúde abrangida pelo respetivo centro de saúde. Importa, no entanto, sublinhar que a véspera de Natal e o Natal calham a um fim de semana, pelo que deve ter em conta os horários para esses dias.

O objetivo é responder a “situações de doença aguda não emergente” e “evitar milhares de idas às urgências hospitalares”. O Ministério da Saúde realça ainda que este sistema permitiu realizar 16.362 consultas em centros de saúde a utentes que “precisaram de resposta no próprio dia” no fim de semana passado. Já no fim de semana de 10 e 11 de dezembro, foram realizadas 6.971 consultas para doença aguda e no anterior, de 3 e 4 de dezembro, 16.536. “No total, os cuidados de saúde primários asseguraram, nestes quatro fins de semana, mais de 66 mil consultas”, acrescenta o Ministério da Saúde.

Para esta época festiva foi ainda delineado um plano de reorganização das urgências de Obstétrica/Ginecológica, que implica o encerramento de alguns serviços para assegurar o funcionamento de outros, bem como a partilha de recursos. Pode consultar esse plano aqui. A ideia é agregar serviços de forma a garantir que as pessoas saibam onde procurar cuidados.

O Ministério da Saúde reforça ainda a “importância de ligar em primeiro lugar” para a linha SNS 24 para “uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, para uma resposta mais célere e também para o melhor planeamento da atividade do SNS”.

Ao mesmo tempo, está ainda em curso a operacionalização da “Via Verde ACeS” nos serviços de urgência, tendo em vista permitir que os utentes triados como não urgentes – ou seja, pulseira branca, azul ou verde – sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas. Este protocolo está já a funcionar em 27 agrupamentos de centro de saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 221 centros de saúde abertos na véspera de Natal. Saiba quais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião