Gás natural ao preço anterior à guerra na Ucrânia
Para encontrar um preço mais baixo é necessário recuar a 22 de fevereiro de 2022, a dois dias do início da guerra na Ucrânia.
O preço do gás natural para entrega em janeiro está em níveis anteriores ao início da guerra na Ucrânia. Pela 8h43, o valor do contrato TTF, de referência para a Europa, está a descer 3,80%, para 77 euros por megawatt-hora (MWh), segundo a base de dados Barchart.
Para encontrar um preço mais baixo é necessário recuar a 22 de fevereiro de 2022, a dois dias do início da guerra na Ucrânia. Neste dia, o valor do contrato encontrava-se abaixo dos 76 euros/MWh.
Desde o pico de agosto, quando ultrapassou os 300 euros/MWh, o preço dos contratos de gás natural já baixou mais de 75%. A descida dos valores acentuou-se nas últimas duas semanas por conta das fortes chuvas e do menor arrefecimento da temperatura, que levaram à produção de menos eletricidade com recurso a gás natural e à sua troca por fontes hídricas, como as barragens.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gás natural ao preço anterior à guerra na Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}