Governo russo diz que PIB recuou “apenas 2%” em 11 meses

  • Lusa
  • 28 Dezembro 2022

O governo russo prevê também uma contração máxima do PIB em 1% em 2023.A nossa previsão agora é de menos um, até menos. Será entre menos um e zero", disse vice-primeiro-ministro da Rússia.

A economia russa recuou “apenas 2%” nos últimos 11 meses do ano, declarou esta quarta-feira o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishústin. “Segundo dados do Ministério da Economia, a queda do Produto Interno Bruto [PIB] nos últimos 11 meses foi de apenas 2%”, afirmou, o chefe do executivo russo, numa reunião do gabinete de balanço de 2022.

Segundo Mishústin, “as previsões negativas de muitos especialistas e analistas ocidentais não se concretizaram”. O Governo russo previu esta semana uma contração máxima do PIB em 1% em 2023. “A nossa previsão agora é de menos um, até menos. Será entre menos um e zero”, disse Andrei Belousov, vice-primeiro-ministro da Rússia.

Belousov enfatizou que 2023, “se nada acontecer, será muito melhor do que 2022”. “Graças ao facto de, durante a primeira metade do ano, termos conseguido acompanhar a situação, agora está tudo sob controlo”, salientou. Segundo previsões oficiais, a economia russa contrairá 2,9% este ano e 0,8% em 2023 e crescerá 2,6% em 2024-2025.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo russo diz que PIB recuou “apenas 2%” em 11 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião