Salários em 2023 valerão menos do que em 2014
Em 2023, uma família composta por dois adultos e um dependente terá de gastar mais 2.705 euros para poder comprar os mesmos produtos e serviços que compraria em 2014.
Face ao aumento constante da inflação e à consequente subida de preços de bens e serviços, os salários – que não acompanham este ritmo – irão valer menos este ano do que valiam em 2014.
“A perda do poder de compra é permanente, dado que a inflação funciona como um imposto. Se o índice de preços é de 10% e o nosso rendimento só aumenta 5%, temos uma perda de 5%. Deixamos de conseguir comprar exatamente o mesmo com o mesmo dinheiro”, explica Nuno Rico, economista da Deco Proteste, ao Jornal de Notícias (acesso pago).
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), numa década, os gastos com a alimentação deverão subir 22%. Assim, em 2023, uma família composta por dois adultos e um dependente terá de gastar mais 2.705 euros para comprar os mesmos produtos e serviços que compraria em 2014. Os preços só “voltam para trás” quando há uma crise, conforme aconteceu de 2011 a 2013, em que “houve uma quebra de rendimentos e os vendedores acabaram por reduzir as margens, baixando os preços de venda devido à menor procura”, acrescenta o economista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salários em 2023 valerão menos do que em 2014
{{ noCommentsLabel }}