Salários em 2023 valerão menos do que em 2014

  • ECO
  • 2 Janeiro 2023

Em 2023, uma família composta por dois adultos e um dependente terá de gastar mais 2.705 euros para poder comprar os mesmos produtos e serviços que compraria em 2014.

Face ao aumento constante da inflação e à consequente subida de preços de bens e serviços, os salários – que não acompanham este ritmo – irão valer menos este ano do que valiam em 2014.

“A perda do poder de compra é permanente, dado que a inflação funciona como um imposto. Se o índice de preços é de 10% e o nosso rendimento só aumenta 5%, temos uma perda de 5%. Deixamos de conseguir comprar exatamente o mesmo com o mesmo dinheiro”, explica Nuno Rico, economista da Deco Proteste, ao Jornal de Notícias (acesso pago).

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), numa década, os gastos com a alimentação deverão subir 22%. Assim, em 2023, uma família composta por dois adultos e um dependente terá de gastar mais 2.705 euros para comprar os mesmos produtos e serviços que compraria em 2014. Os preços só “voltam para trás” quando há uma crise, conforme aconteceu de 2011 a 2013, em que “houve uma quebra de rendimentos e os vendedores acabaram por reduzir as margens, baixando os preços de venda devido à menor procura”, acrescenta o economista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salários em 2023 valerão menos do que em 2014

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião