ERSE estima poupança de 500 euros na conta da luz este ano

  • ECO
  • 3 Janeiro 2023

Injeção de 4,5 mil milhões de euros no sistema elétrico nacional deverá permitir que uma família com dois filhos poupe 500 euros este ano na fatura da luz, segundo as contas do regulador setorial.

A poupança na fatura da eletricidade este ano vai chegar perto dos 50 euros por MWh (megawatt-hora) na atividade produtiva e 100 euros por MWh para o consumidor doméstico, diz o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ao Jornal de Negócios, falando numa “poupança de cerca de 500 euros por ano” para “uma família com dois filhos”.

É o efeito da injeção de 4,5 mil milhões de euros do Governo no sistema elétrico nacional, permitindo à ERSE reduzir acentuadamente as tarifas de acesso às redes, o que terá um impacto direto no preço final da energia: -55% para as famílias e pequenos negócios; e entre -24% e -38% para empresas, indústrias e setores eletrointensivos, detalha o Negócios.

No mercado livre, “os preços reais da energia serão mais baixos” em 2023, com “evoluções abaixo da inflação e descontos entre 11 e 15%, ou mesmo manutenções de preços, sem aumentos”. “Tendo em vista a proteção dos consumidores, a ERSE tem inovado nas suas decisões regulatórias, como é o caso da recente decisão tarifária para a eletricidade, com tarifas de acesso às redes negativas que contribuem de forma expressiva para mitigar o impacto da subida dos preços de energia nos consumidores finais”, assegura Pedro Verdelho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ERSE estima poupança de 500 euros na conta da luz este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião