Compras em dezembro aumentam 20% face a 2021

No último mês do ano passado, a SIBS registou um aumento de 20% nas compras físicas e online através da sua rede. Recorde de transações registou-se a 23 de dezembro, com 365 transações/segundo.

A SIBS, empresa que controla a rede Multibanco e o MB Way, registou um aumento de 20% nos pagamentos efetuados em dezembro de 2022, face ao período homólogo. Contudo, o valor médio por compra caiu ligeiramente fixando-se nos 36,30 euros. O pico de consumo registou-se no dia 23 de dezembro, tendo sido registadas 365 transações por segundo, através da rede Multibanco.

“O consumo em Portugal, no mês de dezembro de 2022, aumentou face ao ano anterior, registando-se um crescimento de 20% em número face ao ano anterior“, adianta a SIBS, em comunicado divulgado esta terça-feira, acrescentando que esta tendência foi, sobretudo, sentida no comércio online que aumentou “31%, em 2022, enquanto as compras físicas registaram uma subida de 19% face ao período homólogo de 2021”.

Ainda assim, o valor médio por compra (quer física quer online) recuou 2,6% face a 2021, fixando-se nos 36,30 euros.

O pico de consumo em Portugal (considerando compras físicas, compras online e pagamentos) ocorreu ao 12h12 de 23 de dezembro, tendo sido registadas 365 transações por segundo, isto é, um máximo histórico na rede Multibanco. Nesse dia foi também registado o maior número de compras físicas diárias, “com 82 pontos base acima da média diária do ano, ou seja, quase duplicou o número total de compras face à média do ano”, nota ainda a SIBS.

Entre os setores que registaram um maior aumento de pagamentos no último mês do ano, face a janeiro-novembro de 2022, estão os jogos e brinquedos, que viram as compras mais do que triplicarem, a perfumaria e cosmética e a casa e decoração (ambos viram as compras duplicarem).

O setor do comércio online continua a ganhar terreno, sendo que este segmento já representa 15% do total de pagamentos registados pela SIBS em dezembro de 2022, isto é, mais um ponto percentual face ao período homólogo.

No que toca especificamente ao MB Way, no último mês do ano passado os pagamentos em loja através desta plataforma quintuplicaram, face a igual período de 2021, ao passo que as compras online triplicaram.

Quanto às compras físicas efetuadas pelos portugueses no estrangeiro, em dezembro cresceram 57% face ao período homólogo. Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 60% em relação a dezembro de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Compras em dezembro aumentam 20% face a 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião