Bruxelas diz que “cartel da banca” português violou mesmo a concorrência

  • ECO
  • 4 Janeiro 2023

Observação aplica-se aos 11 bancos que estão a contestar em tribunal as coimas de 225 milhões de euros por terem trocado entre si informações comerciais durante mais de uma década.

A Comissão Europeia entende que os principais bancos portugueses violaram mesmo as regras de concorrência ao terem trocado ente eles, durante mais de dez anos, informações sobre os volumes de crédito e spreads que aplicavam, um caso que ficou conhecido por “cartel da banca”, avança o Público (acesso condicionado).

Os factos já tinham sido dados como provados pelo Tribunal da Concorrência português, estando em causa coimas de 225 milhões de euros aplicadas pela Autoridade da Concorrência e o recurso de 11 das 14 entidades financeiras originalmente envolvidas. Mas a justiça nacional pediu ao Tribunal de Justiça da União Europeia que interprete o Direito europeu à luz do que já é conhecido e foi nesse fórum que a Comissão se pronunciou.

Nesse sentido, Bruxelas lembra que o Tribunal da Concorrência “expressamente concluiu que o intercâmbio de informações ‘aumentou artificialmente a transparência e reduziu a incerteza associada ao comportamento estratégico dos concorrentes'”. A Comissão vai mais longe e recorda que, em 2013, os cinco maiores bancos envolvidos (CGD, BCP, BES, BPI e Santander) “controlavam entre 75% e 80% do setor bancário em Portugal, dependendo da medida utilizada” para aferir a posição das instituições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas diz que “cartel da banca” português violou mesmo a concorrência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião