NAU cria versão “corporate” com cursos fechados para empresas

A versão corporate da plataforma vai disponibilizar, pela primeira vez, cursos fechados, acessíveis apenas pelos colaboradores das empresas parceiras. Para já, 40 entidades já manifestaram interesse.

A NAU prepara-se para incorporar uma nova funcionalidade já em 2023, destinada às empresas. A nova versão corporate da plataforma permitirá disponibilizar, pela primeira vez, cursos fechados, acessíveis apenas pelos colaboradores das empresas parceiras. Para já, cibersegurança e gestão de dados têm sido as áreas mais sinalizadas pelas organizações como as temáticas de formação prioritárias. Além da criação da versão corporate da NAU — que já conta com 40 entidades interessadas e para a qual já decorrem quatro projetos-pilotos — chegar ao ensino superior privado é a outra grande aposta da plataforma em 2023.

“A versão corporate terá, para já, duas vertentes. Uma passa pelo consumo de um catálogo de cursos que a NAU tem disponibilizados pelas entidades que desenvolvem cursos na plataforma. A outra é a de entidades que querem usar a NAU como o seu sistema privado de aprendizagem para os seus colaboradores”, começa por distinguir Pedro Cabral, gestor da plataforma NAU, em declarações à Pessoas.

Questionado sobre o catálogo de cursos que a NAU vai oferecer, o responsável explica que “ainda vai ser discutido com os diferentes parceiros”. Mais adianta: “Nesta fase, as entidades que têm mostrado interesse em ter um espaço dedicado aos seus funcionários contactam-nos de forma a identificar que cursos querem. O foco principal tem sido na área da cibersegurança e gestão de dados.”

Para já, 40 entidades já manifestaram interesse em participar nesta versão corporate, estando em curso quatro projetos-piloto, com organizações em áreas como a segurança e a banca. As experiências pretendem testar e avaliar as mudanças tecnológicas que serão introduzidas na Plataforma NAU para acomodar os cursos de acesso fechado.

Sobre o perfil das empresas interessadas, Pedro Cabral destaca que a maioria são entidades com grandes dimensões. “Para a versão corporate faz todo o sentido, já que são os próprios departamentos de learning & development ou de RH que procuram acompanhar os seus funcionários. Isto não invalida que empresas de menor dimensão ou profissionais a título individual não procurem os cursos da NAU, mas sem ser na vertente corporate“, explica.

As expectativas de crescimento ‘à boleia’ deste novo tipo de oferta são “fortes”, tanto em número de potenciais novos cursos, como em novas entidades que precisam de ter uma resposta em termos de formação para os seus funcionários, confessa o responsável.

Chegar ao ensino privado

Alargar o espetro das entidades parceiras da plataforma NAU, reforçando com instituições do ensino superior privado, é outra aposta para o próximo ano que visa adicionar novos conteúdos ao catálogo de cursos abertos e também reforçar a qualidade dos cursos disponibilizados na versão corporate, ajudando a responder às necessidades de formação das empresas.

Com quase quatro anos, a NAU, dedicada ao ensino e à formação à distância, tem funcionado, até agora, como uma plataforma de cursos abertos. Conta com 192 mil utilizadores registados, 416 mil inscrições, 320 edições de cursos já disponibilizados e ainda 44 entidades parceiras.

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