Exportações crescem mais que importações em novembro com desaceleração dos preços

"Os índices de valor unitário (preços) registaram variações homólogas de +13% nas exportações e +14,1% nas importações", indica o INE.

As exportações de bens cresceram 18,9% em novembro, face ao mesmo mês do ano anterior, uma subida superior à das importações (16,2%). Este desempenho reflete “uma desaceleração dos preços”, segundo destaca o Instituto Nacional de Estatística (INE) nos dados divulgados esta segunda-feira.

“Os índices de valor unitário (preços) registaram variações homólogas de +13% nas exportações e +14,1% nas importações (+14,5% e +14,2%, respetivamente em outubro de 2022)”, adianta o gabinete de estatísticas.

Já se excluirmos os combustíveis e lubrificantes, produtos tendencialmente mais voláteis, verificam-se aumentos de 15,5% nas exportações e 13,5% nas importações. Esta componente pesa nos preços, sendo que os índices de valor unitário excluindo os produtos petrolíferos registaram variações de 11,8% nas exportações e 9,8% nas importações.

Olhando para as categorias, aumentaram tanto as exportações como importações de material de transporte (+22,2% e +35,6%, respetivamente) e de combustíveis e lubrificantes (+100,4% e +36,0%, pela mesma ordem). Nas exportações é ainda de destacar o crescimento de máquinas e outros bens de capital (+30,9%).

O material de transporte que Portugal compra vem maioritariamente do Canadá e de Espanha, enquanto os combustíveis e lubrificantes são sobretudo de fornecedores Extra-UE. É de salientar também a diminuição nas importações de fornecimentos industriais (-1,5%), sobretudo de produtos químicos da Irlanda.

Por outro lado, o material de transporte exportado por Portugal foi sobretudo para o Reino Unido e Itália, enquanto as máquinas e
outros bens de capital foram principalmente para Espanha.

Apesar de neste mês as exportações terem crescido mais que as importações, a evolução ao longo do ano ditou um agravamento do défice da balança comercial em 198 milhões de euros face a novembro de 2021, atingindo 2.433 milhões de euros. “Excluindo Combustíveis e lubrificantes, o défice totalizou 1.563 milhões de euros, aumentando 81 milhões de euros relativamente a novembro de 2021”, nota o INE.

Já se virmos os resultados trimestrais, “no trimestre terminado em novembro de 2022, as exportações e as importações aumentaram 21,5% e 23,8%, respetivamente, em relação ao mesmo período de 2021 (+25,4% e +34,4%, pela mesma ordem, no trimestre terminado em outubro de 2022)”.

(Notícia atualizada às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações crescem mais que importações em novembro com desaceleração dos preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião