Calçado português salta “barreira” dos 2.000 milhões de euros na exportação

Com produção superior a 80 milhões de pares, as fábricas portuguesas venderam 2.011 milhões de euros em sapatos para o estrangeiro em 2022, novo recorde para uma indústria que emprega 40 mil pessoas.

Pela primeira vez, a indústria portuguesa do calçado terá exportado mais de 2.000 milhões de euros num único ano. Em 2022, de acordo com os dados avançados esta terça-feira pela associação do setor (APICCAPS), as vendas ao exterior ascenderam a 2.011 milhões de euros, com uma produção superior a 80 milhões de pares de sapatos.

Com um pequeno empurrão nos preços à boleia da inflação, ainda que o valor médio à saída da fábrica (25,34 euros) em setembro fosse “apenas” 5% mais caro do que um ano antes, as exportações superam o anterior máximo de 1.956 milhões de euros alcançado em 2017 por esta indústria, constituída atualmente por 1.500 empresas, responsáveis por cerca de 40 mil postos de trabalho.

O valor definitivo só será confirmado em fevereiro, quando o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicar os dados do comércio internacional relativos ao último mês ano – até novembro, o crescimento homólogo rondava os 21%. Portugal é o 19º maior fabricante de calçado no mundo e exporta 95% da produção para um total de 172 mercados. Quatro em cada cinco euros são faturados a clientes na Europa.

Nas prioridades do plano estratégico até 2030, apresentado em novembro, está a diversificação de destinos na exportação – os principais são França, Alemanha, Países Baixos (funciona como plataforma de acesso a outros mercados) e Espanha, que concentram perto de dois terços das vendas. O documento dá prioridade à qualificação de industriais e à atração de “novos protagonistas e projetos”, e incentiva um olhar mais atento ao sourcing internacional e àquilo que designa como “empreendedorismo de marca”.

Sapatos de bailarino para exportar mais

Para ajudar a consolidar e a expandir os negócios internacionais, a APICCAPS acaba de apresentar uma nova campanha de promoção externa, que tem como protagonista Marcelino Sambé, que é o bailarino principal da Royal Ballet House de Londres, desde 2019. “Depois de dois anos de pandemia, é tempo de a indústria portuguesa de calçado regressar em força aos mercados internacionais”, diz o diretor de comunicação, Paulo Gonçalves.

 

A nova campanha Portuguese Shoes é uma iniciativa do projeto Bioshoes4all e tem o apoio de verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Sob a lente de Frederico Martins, o styling de Fernando Bastos Pereira e a coreografia de Daniel Gorjão, foi fotografada na Casa da Música (Porto) e na Piscina das Marés (Matosinhos), uma das obras mais reconhecidas de Siza Vieira.

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