Reformados recebem aumento das pensões já em janeiro

  • ECO
  • 11 Janeiro 2023

O atraso na publicação do diploma legal que atualiza as pensões para este ano não vai ditar demoras no pagamento do aumento previsto.

A atualização das reformas vai ser paga pela Segurança Social — ou pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), no caso de ex-funcionários públicos — já na prestação de janeiro, apesar de o diploma legal relativo ao aumento das pensões em 2023 ter sido publicado somente esta segunda-feira à noite, avançou ao ECO fonte oficial do Ministério do Trabalho e da Segurança Social.

No final de novembro, a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, tinha afirmado que o Governo ia tentar garantir que os aumentos das pensões começassem a ser pagos em janeiro, e apesar do atraso na publicação da portaria referida vai ser possível pagar a atualização em janeiro.

Com este aumento, as pensões de montante igual ou inferior a 960,86 euros — correspondente ao valor de dois Indexantes de Apoios Sociais (IAS) — sobem 4,83% este ano, enquanto as pensões entre 960,86 euros e 2.882,58 euros (equivalentes a seis IAS) aumentam em 4,49%. As pensões acima dos seis IAS vão ser aumentadas em 3,89%, e as reformas de montante superior a 5.765,16 euros não são objeto de atualização.

“A Segurança Social procedeu, no dia 9 de janeiro, ao pagamento das pensões de janeiro, com os aumentos previstos para 2023. No próximo dia 19 de janeiro, serão também pagas as pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA). No total, são aumentadas 3,7 milhões de pensões, que beneficiam 2,7 milhões de pensionistas da Segurança Social e CGA. A medida tem um custo anual de 1 265 milhões de euros”, avançou o Executivo esta quarta-feira num comunicado.

(Notícia corrigida às 9h10 com a informação de que a atualização das pensões será paga em janeiro e não em fevereiro como avançado pelo no Correio da Manhã)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reformados recebem aumento das pensões já em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião