Suécia descobre maior depósito de metais de terras raras da UE

Estes metais podem ser utilizados na produção de motores de carros elétricos. Maior parte da capacidade de processamento encontra-se na China. 

Foi encontrado na Suécia o maior depósito de metais de terras raras da Europa, que podem ser utilizados na produção de motores de carros elétricos, segundo anunciou a mineradora estatal sueca LKAB. Atualmente, mais de 80% da capacidade mundial de processamento destes metais encontra-se na China.

Esta descoberta pode impulsionar a ambição de reduzir a dependência de matérias-primas importadas necessárias para a transição verde, sendo que estes materiais podem ser utilizados nos carros elétricos e também em turbinas eólicas, de acordo com o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

O depósito, apelidado de Per Geijer, está localizado ao norte do Círculo Polar Ártico, na província sueca da Lapónia. Apesar de serem relativamente comuns, a extração destes metais é complexa, sendo que poderão demorar ainda alguns anos a chegar ao mercado.

O conteúdo total do depósito é ainda incerto, sendo que as atividades de exploração ainda estão em andamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suécia descobre maior depósito de metais de terras raras da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião