Costa contraria Marcelo. Questionário não se aplica a atuais governantes

António Costa contraria interpretação de Marcelo. "Os atuais membros do Governo, como eu próprio, já apresentámos as declarações que estão a ser sindicadas por entidades externas", explicou.

António Costa considera que o questionário de 36 perguntas criado para avaliar os novos elementos que venham a integrar o Executivo não se aplica aos atuais membros do Governo. “O meu crivo já está feito”, disse o primeiro-ministro rejeitando assim a interpretação do Presidente da República de que as perguntas se aplicam também aos atuais governantes.

O primeiro-ministro defende que o questionário de 36 perguntas se aplica apenas a quem vier para o Governo. “É uma ferramenta que foi criada para que eu próprio, e os ministros, tenhamos mais informação, ou uma informação devidamente estruturada, na avaliação da escolha”, explicou António Costa aos jornalistas, no final da apresentação do Programa de Transformação Digital da Segurança Social que conta com um financiamento de Plano de Recuperação e Resiliência.

O Presidente da República defendeu na terça-feira que as 36 perguntas, aprovadas a semana passada através de resolução do Conselho de Ministros, “são uma antecipação daquelas que a comunicação social, mais dia, menos dia, vai fazer” e que, “portanto, é uma pura teoria aquela de que isto não se aplica aos que já estavam em funções”. “É óbvio que se aplica”, disse o Chefe de Estado.

No entanto, António Costa não pensa assim. “Os atuais membros do Governo, como eu próprio, já apresentámos as declarações que estão a ser sindicadas por entidades externas: umas no Tribunal Constitucional, outras na Assembleia da República”, sublinhou o chefe de Governo em declarações transmitidas pela RTP3. “As declarações estão apresentadas, se houver algum problema, o Tribunal Constitucional, o Ministério Público, a Assembleia da República tomarão as medidas que são necessárias”, especificou.

“Já cumprimos essas obrigações. O meu crivo já está feito”, concluiu António Costa.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa contraria Marcelo. Questionário não se aplica a atuais governantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião