África do Sul declara-se “amiga” da Rússia

  • Lusa
  • 23 Janeiro 2023

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Naledi Pandor, reivindicou a "soberania" sul-africana para decidir com quem estabelece relações.

A África do Sul, criticada pela sua neutralidade ao recusar condenar a Rússia pela invasão da Ucrânia, reforçou esta segunda-feira em Pretória a proximidade com Moscovo ao declarar-se “amiga”, durante um encontro dos chefes da diplomacia dos dois países.

A manifestação de amizade de Pretória, que na passada quinta-feira anunciou a realização em fevereiro de exercícios navais conjuntos com as marinhas russa e chinesa, foi feita pela ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Naledi Pandor, durante um encontro com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, no qual reivindicou a “soberania” sul-africana para decidir com quem estabelece relações.

A operação naval “faz parte de um programa de exercícios militares que as forças de defesa sul-africanas têm no âmbito de acordos com muitos países de todo o mundo”, argumentou Pandor, numa conferência de imprensa conjunta com Lavrov, cerca de um mês antes do primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia.

A Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF, na sigla em inglês) anunciou na quinta-feira a realização de um exercício marítimo multilateral na costa leste do país, de 17 a 27 de fevereiro, envolvendo a Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês e a Marinha Federal Russa.

Esta segunda, na conferência de imprensa, Pandor questionou por que “ninguém fez perguntas” sobre outros exercícios militares realizados no passado com países ocidentais, como a França ou os Estados Unidos. Os exercícios visam melhorar as competências das tropas sul-africanas “para que possam responder a uma série de situações, incluindo a gestão de desastres, em que o Exército está frequentemente envolvido”, disse a ministra.

Lavrov também defendeu as manobras, assegurando que são um teste à vontade da Rússia de “desenvolver” a sua cooperação militar e lamentou que o Ocidente as esteja a apresentar “como preocupante, quando é uma prática completamente comum” entre os países.

O Governo sul-africano garantiu no ano passado que adotou uma posição neutra sobre a guerra na Ucrânia e pediu diálogo e diplomacia para resolver o conflito, mas a oposição acusou o executivo de apoiar a Rússia. Nesse sentido, Pandor insistiu hoje na necessidade de “uma solução e processo diplomático” para acabar com a guerra, apelando ao “multilateralismo e ao diálogo” como soluções.

“Reiteramos a nossa posição de que as preocupações de ambas as nações devem ser abordadas neste processo diplomático”, enfatizou a chefe da diplomacia sul-africana. A África do Sul, Rússia e China integram o grupo de economias emergentes BRICS, bloco que também inclui Brasil e Índia e cuja presidência rotativa é exercida este ano por Pretória.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

África do Sul declara-se “amiga” da Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião