Polícia Judiciária detém suspeito de ameaça contra Marcelo

  • ECO
  • 24 Janeiro 2023

A ameaça remonta a outubro, quando chegou a Belém um envelope com uma bala e um pedido para realizar uma transferência bancária de um milhão de euros.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na manhã desta terça-feira, em Lisboa, um homem suspeito de planear um atentado contra o Presidente da República em outubro passado, avança a CNN Portugal (acesso livre).

A ameaça havia chegado a Belém através de uma carta que continha uma bala e um pedido para o pagamento de um milhão de euros, juntamente com o número da conta bancária para a qual seria a transferência. Estes objetos foram desde logo remetidos para a Unidade de Contraterrorismo da PJ e sujeitos a perícias no Laboratório de Polícia Científica.

Cerca de três meses depois, o suspeito de ter feito a ameaça foi detido esta manhã numa operação com elevadas medidas de segurança. Será agora presente a tribunal, no prazo de 48 horas, onde serão conhecidas as medidas de coação, arriscando ficar em prisão preventiva.

Em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3 no final desta manhã, Marcelo Rebelo de Sousa reagiu à notícia da detenção do suspeito, dizendo que não viu a carta que continha a ameaça, que achou “muito sui generis“. “Não era uma ameaça política, era uma solicitação de dinheiro“, declarou, acrescentando que “o período de maior intensidade de ameaças foi talvez em 2017, na altura dos fogos”.

(Notícia atualizada às 12h15 com declarações do Presidente da República)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Polícia Judiciária detém suspeito de ameaça contra Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião