O dinheiro como o conhece vai acabar. Vem aí o novo dinheiro

  • ECO
  • 3 Abril 2017

Notas? Moedas? Cada vez mais o dinheiro é de plástico. Está nos cartões, mas muito em breve deixará de existir fisicamente. Saiba tudo o que vai mudar na sua carteira nos próximos anos.

E se em vez de andar com uma nota de 20 euros na carteira mais umas moedas na algibeira, o dinheiro for… invisível? Existe, mas não é palpável. São apenas zeros e uns que navegam na internet, numa rede segura. Parece ficção científica, mas não é. Já é uma realidade. E isto é apenas o princípio do novo dinheiro.

Blockchain? Bitcoin, moedas virtuais… Confuso?! Certamente. Principalmente a blockchain pode ser complicada de perceber, mas numa explicação simplificada pode dizer-se que se trata da infraestrutura que permite garantir a integridade de um sistema complexo de transações. É o guardião de todas as transações.

É a blockchain que permite a existência das moedas virtuais, entre elas a mais conhecida de todas: a bitcoin. É a chave que abre a porta a todas as mudanças que vão ocorrer com o dinheiro como o conhecemos. Vai permitir desmaterializar o dinheiro. Algo que as fintech já estão a fazer.

Estas novas empresas tecnológicas, centradas no setor financeiro, muitas vezes em conjunto com as instituições financeiras tradicionais, começam, aos poucos, a apresentar soluções que visam agilizar, entre outros, pagamentos. Este novo dinheiro está já a chegar aos consumidores, mas para se massificar é preciso, como em tudo, confiança.

Tanto a blockchain como as fintech, bem como os negócios dos sistemas de pagamento com o novo dinheiro vão tomar o palco na conferência NEWmoney que se realiza esta segunda-feira entre as 9h00 e as 13h00. As inscrições esgotaram, mas todos os painéis serão transmitidos em direto no site do ECO, mas também através das redes sociais.

Veja o programa completo da conferência NEWmoney:

NewMoney

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O dinheiro como o conhece vai acabar. Vem aí o novo dinheiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião