SIBS PayForward: Portugal já tem uma aceleradora para fintech

Startups ligadas à tecnologia e às finanças vão ter uma maneira de acelerar o negócio em Portugal. A nova aceleradora da SIBS é o único programa em Portugal dirigido às fintech.

Chama-se PayForward e é única no setor, em Portugal. A SIBS, em parceria com a Beta-i, apresentou na manhã desta quarta-feira o programa de aceleração com a assinatura Smart Finance and Payments Accelerator, dedicado a startups da área de fintech.

Este é o primeiro acelerador com assinatura da SIBS e quer dedicar-se especificamente a apoiar e acompanhar projetos na área dos serviços financeiros em torno dos pagamentos, num período que se prolonga durante oito semanas. Das candidaturas, deverão resultar 25 finalistas mas apenas 10 dos 25 finalistas integrarão o bootcamp.

As inscrições para o programa de estreia do SIBS PayForward abre a 7 de novembro e duram até 31 de janeiro.

"A SIBS tem a experiência, o know-how e a infraestrutura técnica necessárias para apoiar estas startups.”

Madalena Cascais Tomé

Presidente executiva da SIBS

“Há 30 anos, a SIBS foi fundada como uma startup, tendo conseguido impor-se como uma das empresas mais inovadoras no setor das fintech. Chegou a altura de contribuir e catalisar alguma dessa inovação para o ecossistema, uma espécie de ‘pay it forward’, ao criar esta oportunidade para mais startups poderem ajudar a inovar no contexto das soluções de pagamento ou outras soluções financeiras suportadas em tecnologias de informação”, disse Madalena Cascais Tomé, presidente executiva da SIBS.

Já Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i, acredita que a área de pagamentos é de um enorme dinamismo, o que justifica a criação de um programa de aceleração específico para desenvolver ideias para o setor. “A indústria (…) tem sido acelerada em resultado da digitalização e de revoluções tecnológicas. Tem registado um forte investimento, cerca de 3,7 mil milhões dólares em 2016, um crescimento de mais de 60% face ao ano anterior. Esta é uma área com enorme potencial para ser acelerada, e onde players como a SIBS, pioneiros na indústria, querem continuar a ter um papel relevante”.

“Mais do que um ‘payments provider’, a SIBS pode posicionar-se como um broker de novas soluções em torno dos pagamentos, e este programa pioneiro pretende servir de ponto de encontro para as startups mais inovadoras desenvolverem a nova geração de soluções de pagamentos, em conjunto com uma empresa líder de mercado. Este projeto permite a uma entidade como a SIBS reforçar o seu posicionamento enquanto empresa inovadora, a nível mundial. As sinergias entre a Beta-i e a SIBS para a criação deste acelerador ficaram desde logo evidentes, e é por isso que temos a confiança de ter criado um projeto distintivo, com potencial de transformação da indústria onde se insere. Ao mesmo tempo, também reforça o seu compromisso em identificar potencial nas startups, afirmando o papel desta empresa enquanto apoiante do ecossistema”, acrescenta.

O programa inclui ainda o acesso a consultores da SIBS, o que, em conjunto com a rede Beta-i, significa o acesso a uma plataforma de mais de 200 mentores e mais de 500 startups, bem como a eventos de topo dentro desta área.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SIBS PayForward: Portugal já tem uma aceleradora para fintech

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião