Nuno Melo pede a Bruxelas que divulgue relatório sobre reestruturação da TAP

O eurodeputado Nuno Melo enviou uma pergunta à Comissão Europeia a pedir a divulgação do relatório sobre a implementação do plano de reestruturação pela companhia.

O eurodeputado do CDS, Nuno Melo, pediu à Comissão Europeia que divulgue o relatório de acompanhamento ao plano de reestruturação da TAP, considerando que a injeção de 3,2 mil milhões de euros justifica que o documento seja tornado público.

“Tendo em consideração os diferentes casos tornados públicos no âmbito do referido processo, solicita-se que a Comissão Europeia disponibilize o acesso ao relatório do plano de restruturação da companhia aérea“, escreve Nuno Melo numa pergunta enviada ao Executivo da UE.

Considerando que a TAP já custou aos contribuintes portugueses 3,2 mil milhões de euros, é importante que se torne público o cumprimento do plano de recuperação“, diz a carta, que questiona ainda a Comissão se “tem acompanhado a restruturação da TAP, no que respeita à sua viabilidade futura?”.

A Direção-Geral da Concorrência da UE elabora avaliações regulares do plano de reestruturação, tendo reunido no final do ano passado com a administração da TAP. O resultado dessas avaliações não é, no entanto, divulgado.

A Comissão Europeia deu luz verde ao plano de reestruturação a 21 de dezembro de 2021, considerando que iria “assegurar o caminho da companhia aérea para a viabilidade a longo prazo”. A 28 de dezembro a TAP anunciou a última injeção do Estado na companhia, no valor de 980 milhões de euros. Este aumento de capital é feito através de três novas entradas em dinheiro: 294 milhões de euros agora, 343 milhões no dia 20 de dezembro de 2023 e outros 343 milhões no dia 20 de dezembro de 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nuno Melo pede a Bruxelas que divulgue relatório sobre reestruturação da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião