Microsoft Portugal contrata na Defined.ai para a direção de startups e nativos digitais

Francisco España vai liderar uma nova unidade da multinacional que visa reforçar a aposta da Microsoft no ecossistema de startups onde já atua.

Francisco España, Microsoft

Francisco España é o novo diretor executivo de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal, uma nova unidade da que visa reforçar a aposta da tecnológica no ecossistema de startups nacional. O profissional transita da Defined.ai, onde desempenhava o cargo diretor-geral e vice-presidente de estratégia corporativa e desenvolvimento de negócios.

“O ecossistema de startups está num ponto de inflexão muito significativo. Desde a captação de investimento, ao talento, modelos operacionais e estratégias de negócio, o mercado está a exigir mudanças e a demonstração de uma forte adaptabilidade. É fundamental identificar as transições do mercado para criar as oportunidades certas para as startups e scaleups. A tecnologia da Microsoft com a sua forte rede de parceiros e clientes, aliado ao facto de Portugal ser um player de referência no cenário internacional de startups faz com que este seja o momento e oportunidade ideal para agarrar este desafio”, diz Francisco España, citado em comunicado.

Com mais de 16 anos de experiência profissional em áreas como estratégia, vendas, parcerias e direção-geral, Francisco España esteve durante mais de três anos a ocupar posições de liderança na startup fundada por Daniela Braga, depois de 11 anos ligado à Cisco em diversas funções, a última das quais como executive director – global channel partners development & platforms.

Agora, na Microsoft, ficará responsável pela liderança da estratégia da nova unidade de startups e nativos digitais da subsidiária portuguesa, integrando o conselho de administração liderado por Andrés Ortolá.

Dinamizar ecossistema de startups

Desde 2018 que a tecnológica tem o programa Microsoft for Startups. Presente em 140 países, incluindo Portugal, a iniciativa possibilita a aceleração de milhares de startups tecnológicas.

Entre 2020 e 2022, no âmbito do memorando de entendimento estabelecido com o Governo português, a Microsoft implementou dois programas de aceleração comercial (“Fintech 365” e “Portugal SES”) que diz terem gerado 11 oportunidades de negócio entre clientes e startups nacionais e internacionais.

“A iniciativa ‘Portugal de Startup em Startup’, em parceria com Startup Portugal e Beta-i, já representou um investimento de mais de 750 mil dólares em Créditos Azure”, destaca ainda a companhia no mesmo comunicado.

No último ano lançou ainda em Portugal o Microsoft for Startups Founders Hub, para apoiar startups através de recursos técnicos e comerciais que ajudem a acelerar a sua expansão sustentável. Mais de 150 startups portuguesas já integram este programa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft Portugal contrata na Defined.ai para a direção de startups e nativos digitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião