Porto de Leixões registou “novo máximo” de 112 escalas de navios de cruzeiro em 2022
Já o movimento de passageiros no Porto de Leixões foi 22,5% superior ao registado em 2019, mas inferior ao registado em 2018.
O Porto de Leixões registou, no último ano, “um novo máximo” com 112 escalas de navios de cruzeiro nos dois terminais dedicados, que fizeram chegar ao Porto e à região Norte 108.626 passageiros, foi hoje revelado.
Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) afirma que, em 2022, o Porto de Leixões registou “um novo máximo” ao nível das escalas de navio de cruzeiro, ao contabilizar 112 escalas e superar as 101 registadas em 2018 e 2019. No último ano, o movimento de passageiros naquele porto foi 22,5% superior ao registado em 2019 e “apenas inferior” ao registado em 2018, “tornando-se assim o 2.º melhor ano de sempre para a atividade”.
“De lembrar que 2022 foi o ano de retoma da atividade depois de quase dois anos parado pela pandemia”, refere a APDL, lembrando que, no início do ano, os navios apenas navegavam com um terço da sua capacidade por motivos de segurança. Segundo a APDL, o valor GT registado em 2022 supera os seis milhões, “números nunca antes alcançados”.
“Esta evolução está relacionada com a dimensão dos navios que nos visitam, pois Leixões recebeu navios de maior porte face ao registado nos últimos anos”, refere, notando que o crescimento do GT dos navios de cruzeiro foi “de quase 56% comparativamente com 2019 e de 33% comparativamente com 2018”.
No comunicado, a APDL realça ainda as 22 escalas inaugurais registadas no último ano, assim como as seis operações de turnaround, operações que envolveram o final de uma determinada viagem e o início de outra naquele porto, com as operações de desembarque e embarque associadas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Porto de Leixões registou “novo máximo” de 112 escalas de navios de cruzeiro em 2022
{{ noCommentsLabel }}