Governo prolonga programa “bilha solidária” até esgotar verba de 3 milhões

  • Lusa
  • 1 Fevereiro 2023

O apoio à aquisição de gás engarrafado pelos consumidores, beneficiários de tarifa social de energia elétrica ou das prestações sociais mínimas, vai vigorar até esgotar os 3 milhões de verba.

O Governo vai prolongar o programa “bilha solidária” até esgotar a verba de três milhões, afeta ao apoio à aquisição de gás engarrafado, divulgou esta quarta-feira o Ministério do Ambiente e da Ação Climática. A medida foi oficializada na sequência de um aditamento ao protocolo, assinado entre o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, tutelado por Duarte Cordeiro, o Fundo Ambiental e a Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

O protocolo estabelece o apoio à aquisição de gás engarrafado pelos consumidores domésticos beneficiários de tarifa social de energia elétrica ou das prestações sociais mínimas. “Face à instabilidade de preços ainda sentida nos mercados energéticos, ficou inscrito no Orçamento do Estado o prolongamento deste apoio que, desde novembro, conta com o apoio da Anafre e das juntas de freguesia para a operacionalização do pagamento do apoio de 10 euros na aquisição de gás engarrafado pelos beneficiários elegíveis”, justifica o Governo, em comunicado.

O mecanismo vigorará durante o presente ano “ou até ao esgotamento da verba prevista para este efeito, que ascende a três milhões de euros”. Segundo os dados divulgados, desde 9 de novembro, data em que entrou em funcionamento a plataforma que gere o apoio, foram atribuídos incentivos no valor de 243.830 euros pelas 1.590 juntas de freguesia aderentes.

Numa análise geográfica, verifica-se que os apoios atribuídos, ao abrigo do programa, estão mais concentrados na região norte do país, destacando-se também as regiões de Lisboa, Setúbal e Santarém.

Em 25 de agosto do ano passado, quando decidiu a possibilidade de as famílias e pequenos negócios poderem regressar ao mercado regulado do gás, o ministro do Ambiente já tinha anunciado a decisão de relançar o programa Bilha Solidária, que já esteve em vigor, mas obteve baixa adesão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prolonga programa “bilha solidária” até esgotar verba de 3 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião