+M

CR e delegadas sindicais pedem a “todos que se unam para fazer ouvir a voz do DN”

  • Lusa
  • 2 Fevereiro 2023

O CR e as delegadas sindicais do Diário de Notícias pedem "a todos que se unam para fazer ouvir a voz do DN", que tem uma redação "insuficiente" e não fez "qualquer proposta de atualização salarial".

O Conselho de Redação (CR) e as delegadas sindicais do Diário de Notícias pedem “a todos que se unam para fazer ouvir a voz do DN”, que tem uma redação “insuficiente” e não fez “qualquer proposta de atualização salarial”. Esta posição foi divulgada na quarta-feira, num comunicado a que a Lusa teve hoje acesso.

“Face às tomadas de posição das redações de títulos do grupo, que exigem melhores atualizações salariais e/ou manifestam preocupação com a redução do efetivo, não podemos de deixar de sublinhar que no DN não só não houve qualquer proposta de atualização salarial como a redação era já — antes da redução agora proposta — manifestamente insuficiente para um jornal diário de referência”, lê-se no comunicado. “Pelo que pedimos a todos que se unam para fazer ouvir a voz do DN”, apelam o Conselho de Redação (CR) e as delegadas sindicais.

No comunicado, “informam a redação da ausência de resposta da Administração/Comissão Executiva da Global Media Group ao pedido de reunião urgente para o qual a redação” os mandatara na reunião de dia 18 de janeiro.

A Comissão Executiva começou por responder ao pedido, aceitando uma reunião em 23 de janeiro, “porém viria nesse mesmo dia a cancelar a reunião, certificando que iria remarcá-la”, mas “tal não aconteceu até agora” e o novo pedido de reunião “não foi sequer respondido”. Ora, “este silêncio, que só podemos interpretar como desprezo pelos trabalhadores do DN e pela sua legítima preocupação com o futuro do jornal — tanto mais que a administração nunca respondeu aos nossos pedidos sucessivos para que esclareça qual o projeto que tem para este título centenário — leva-nos a dar início ao passo seguinte, como acordado na referida reunião de redação: a elaboração de uma carta aberta”, rematam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CR e delegadas sindicais pedem a “todos que se unam para fazer ouvir a voz do DN”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião