5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Fevereiro 2023

Num dia em que se debatem os desafios da habitação em Portugal e as prioridades económicas da Europa em 2023, os preços dos combustíveis voltam a baixar depois de três semanas de aumentos.

A semana arranca com Fernando Medina a participar numa conversa sobre as prioridades económicas europeias, em Madrid, com a ministra dos Assuntos Económicos e da Transformação Digital de Espanha, enquanto a ministra da Habitação debate os desafios do setor que tutela. Encher o depósito volta a ser mais barato esta segunda-feira, dia em que a Renault e a Nissan vão falar sobre a reformulação da sua aliança.

Medina em Espanha para falar sobre prioridades da economia europeia

O ministro das Finanças, Fernando Medina, desloca-se esta segunda-feira a Madrid para participar numa conversa sobre as prioridades económicas para a Europa em 2023, organizada pelo Real Instituto Elcano, com a ministra dos Assuntos Económicos e da Transformação Digital de Espanha, Nadia Calviño. Pelas 13h30, os dois governantes falam em conferência de imprensa.

Combustíveis mais baratos

A partir desta segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,570 euros por litro de gasóleo simples e 1,699 euros por litro de gasolina simples 95, o que representa, respetivamente, menos oito cêntimos e quatro cêntimos face à semana passada. Esta queda nos preços dos combustíveis interrompe três semanas consecutivas de aumentos.

Ministra debate desafios da habitação

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, participa esta segunda-feira, a partir das 14h30, na sessão de abertura da conferência “PRR: Habitação e Contratação Pública”. O evento, que decorre no auditório da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas no Porto, pretende debater os desafios do setor no contexto de concretização do PRR, abordando os respetivos programas disponíveis, os processos de licenciamento e seus entraves e a avaliação dos investimentos no país ao nível da habitação.

Renault e Nissan explicam nova parceria

Depois de terem chegado a acordo, há uma semana, sobre a reformulação da sua aliança de duas décadas, a Renault e a Nissan dão uma conferência de imprensa conjunta, pelas 8h30 (hora de Lisboa), para falar sobre as novas bases da parceria. Segundo a Reuters, a Renault vai reduzir a sua participação na Nissan para 15%, de cerca de 43%, transferindo cerca de 28% da fabricante japonesa para um fundo francês. Este acordo fará com que as empresas tenham participações cruzadas mais equilibradas.

Reis de Espanha iniciam visita a Angola

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, chegam a Angola na primeira visita de Estado dos monarcas a um país da África subsaariana. Nos três dias da visita, segundo a Lusa, serão assinados três memorandos de entendimento: um na área da formação diplomática, outro relativo à indústria 4.0 e um terceiro relacionado com a prática desportiva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião