Presidente da República promulga decreto-lei de execução orçamental

  • Lusa
  • 3 Fevereiro 2023

Presidente da República promulgou o diploma "que estabelece as normas de execução" do Orçamento do Estado para 2023.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o decreto-lei de execução orçamental, segundo comunicado na página da Presidência. “O Presidente da República promulgou o diploma que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023)“.

O Governo aprovou no dia 5 de janeiro o decreto-lei que estabelece as normas de execução do OE2023, de acordo com um comunicado do Conselho de Ministros. “O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que estabelece as normas de execução do OE2023”, referiu. Em causa está o diploma que “visa garantir um controlo adequado da execução orçamental, indispensável ao cumprimento do disposto na Lei do OE2023”.

O decreto-lei da execução orçamental de 2022 foi aprovado em julho, depois de a proposta orçamental entregue pelo anterior governo em outubro de 2021 ter sido chumbada pelo parlamento, o que levou à realização de eleições antecipadas e à escolha de um novo governo.

Esta situação levou a que fosse aprovado um regime transitório de execução orçamental, para funcionar até à entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2022. Em 2020 e 2021 não foi publicado o respetivo decreto-lei de execução orçamental (DLEO), tendo o Governo considerado que se mantinha em vigor o DLEO de 2019 até à aprovação de um novo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da República promulga decreto-lei de execução orçamental

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião