Centeno foi sondado para presidir Eurogrupo, confirma Costa

  • Lusa
  • 4 Abril 2017

"Não é uma prioridade" para Mário Centeno, mas o primeiro-ministro confirmou que houve uma sondagem, "prestigiante para ele próprio e para o país".

O primeiro-ministro confirmou hoje, em entrevista à rádio Renascença, que Mário Centeno foi sondado para presidente do Eurogrupo, mas defendeu que essa “não é prioridade” e que é útil que o ministro das Finanças mantenha margem de atuação política na Europa.

De acordo com António Costa, Mário Centeno seria “certamente um excelente presidente do Eurogrupo”, a sondagem que lhe foi feita “é prestigiante para ele próprio e para o país”, mas o Governo português “não tem como prioridade” essa candidatura.

“Nesta fase, é útil que o ministro das Finanças de Portugal tenha uma margem de liberdade de movimentação maior no quadro do Eurogrupo. Quem tem a presidência possui uma limitação acrescida – ou deveria ter, embora esse não seja o caso atual [com o holandês Jeroem Dijsselbloem], porque tem de ser um fator de unidade entre todos os ministros das Finanças”, alegou o líder do executivo.

Para António Costa, num momento em que Portugal ainda tem vários “dossiers” a negociar no quadro do Eurogrupo, deter ali a presidência “não é uma prioridade”.

“[Mário Centeno] seria um excelente presidente do Eurogrupo, mas há mais marés do que marinheiros. Essa não é uma prioridade que nós coloquemos no âmbito das nossas candidaturas internacionais”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno foi sondado para presidir Eurogrupo, confirma Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião