Nem as pizzas e quiches escapam à inflação. Preços subiram 16% em 2022
Portugal é o quarto país da UE onde o preço da pizza e da quiche menos aumentou (13,9%). Os países que registaram uma maior subida dos preços são a Hungria, Lituânia e Bulgária..
Uma ida rápida ao supermercado para comprar pizza ou quiche tornou-se mais caro nos último tempos. Em dezembro de 2022, os dois produtos viram os seus preços aumentar 16% na União Europeia (UE), face ao período homólogo em 2021.
Os dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira avançam que de dezembro de 2020 para dezembro de 2021 o aumento foi de apenas 2%. No entanto, de 2021 para 2022, o valor aumentou para 16%.
Segundo o gabinete de estatística da UE, o país onde o preço destes produtos mais aumentou é a Hungria (sendo que se registou um aumento de 45,8% no seu valor face a dezembro do ano anterior). Seguem-se a Lituânia e a Bulgária, onde se registou um aumento de 38,5% e 37,2% dos preços, respetivamente.
Portugal é o quarto país da UE onde o preço da pizza e da quiche subiu menos. O valor registado foi de 13,9%. Abaixo estão Luxemburgo, Itália e França, países da aliança onde os preços menos aumentaram. No Luxemburgo registou-se um aumento de 7,2% do preço, em Itália 9,6% e em França 12,8%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nem as pizzas e quiches escapam à inflação. Preços subiram 16% em 2022
{{ noCommentsLabel }}