Médicos mantêm greve a 8 e 9 de março após reunião com Governo

  • Mariana Marques Tiago
  • 8 Fevereiro 2023

O Ministério da Saúde "continua a adiar a negociação das medidas que contrariem a desvalorização salarial dos médicos e a degradação acentuada das suas condições de trabalho", considera a FNAM.

Mesmo após uma nova reunião negocial entre o Governo e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), a decisão mantém-se: vai mesmo haver greve nos dias 8 e 9 de março. A Federação apela ao envolvimento de toda a população, já que a “luta” visa “melhorar as condições de trabalho dos médicos e salvar o Serviço Nacional de Saúde”, lê-se em comunicado.

Na reunião que decorreu esta quarta-feira “apenas se discutiu o pagamento de horas extraordinárias em serviço de urgência”, lê-se no documento enviado pela FNAM.

A Federação, que faz notar uma nova ausência do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considera que o ministério em causa “continua a adiar a negociação das medidas que contrariem a desvalorização salarial dos médicos e a degradação acentuada das suas condições de trabalho”.

A FNAM acusa o Governo de Costa de promover um “regime em que os médicos são desrespeitados e tratados como autómato”, fazendo questão de salientar que, no último ano, os profissionais trabalharam oito milhões de horas extraordinárias. Assim, voltou a apelar à participação de todos os médicos na greve de março, alertando que esta “é uma luta de toda a população, em defesa de um SNS acessível e de qualidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Médicos mantêm greve a 8 e 9 de março após reunião com Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião