+M

“Temos muita esperança no trabalho” desenvolvido pela Comissão do Livro Branco, diz presidente da RTP

  • Lusa
  • 8 Fevereiro 2023

"Faço um apelo aos senhores deputados porque eu penso que há aqui uma pesada responsabilidade dos senhores deputados para se decidir que serviço público é que Portugal quer", diz Nicolau Santos.

O presidente da RTP disse esta terça-feira ter “muita esperança no trabalho” que está a ser desenvolvido pela Comissão do Livro Branco sobre o serviço público e que a questão do financiamento está “fora das conclusões”. Nicolau Santos falava na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

“Nós temos muita esperança no trabalho que está a ser desenvolvido pela Comissão do Livro Branco sobre o serviço público”, afirmou o gestor. “Suponho que grande parte das nossas preocupações serão integradas nas conclusões desse trabalho e depois plasmadas no contrato de concessão de serviço público que está em negociação“, salientou.

A comissão coordenada por Felisbela Lopes para o Livro Branco do Serviço Público tem “até ao final do mês de abril de 2023, sem prejuízo de eventual prorrogação, uma proposta final de Livro Branco do Serviço Público de Rádio e de Televisão”, de acordo com o despacho publicado em janeiro.

A proposta final deve contemplar “uma dimensão de análise assente no mapeamento das principais transformações do serviço público de rádio e de televisão nos países com os quais comparamos”, bem como “uma dimensão de diagnóstico sobre os desafios que se colocam ao serviço público de rádio e de televisão num contexto de mudança tecnológica e de alteração dos hábitos de consumo”, segundo o despacho.

Pensamos que a RTP só pode efetivamente dar um serviço público distinto dos operadores privados se se tornar numa empresa que disponibiliza os seus conteúdos específicos para cada um dos seus públicos – e é bom lembrar que a RTP tem oito canais de televisão e sete canais de rádio – através das plataformas onde esses públicos consomem”, defendeu.

Atualmente, a maior parte dos conteúdos não são consumidos pela via tradicional de televisão e rádio.

Ainda estamos longe” de ser uma empresa totalmente multiplataforma, mas já estamos presentes com muito empenho no ‘streaming’, nas plataformas digitais, na RTP play, que eu penso que é a Netflix portuguesa”, apontou o presidente do Conselho de Administração da RTP.

“Sabemos que a questão do financiamento está fora das conclusões do Livro Branco”, no entanto, “essa é uma questão incontornável, hoje em dia os investimentos no setor de media são muito pesados para responder às mudanças que se vão fazendo e durante esta situação em que estamos – em termos de financiamento estamos muito limitados e em termos de custos não os podemos controlar tão bem – a única alternativa” é prestar um serviço público de menor qualidade através da obsolescência dos meios materiais, da menor qualidade dos produtos produzidos, de programas internacionais que não podem ser comprados, da não renovação do seu quadro pessoal, entre outros, argumentou o gestor.

Por isso, “faço um apelo aos senhores deputados porque eu penso que há aqui uma pesada responsabilidade dos senhores deputados para se decidir que serviço público é que Portugal quer”, desafiou Nicolau Santos, que considerou que a RTP é “indispensável” para indústria audiovisual, coesão do país, defesa da língua portuguesa, entre outros pontos elencados. Criada em 1957, a RTP é a “fiel guardiã da memória histórica”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Temos muita esperança no trabalho” desenvolvido pela Comissão do Livro Branco, diz presidente da RTP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião