Programa de bolsas da Huawei atinge recorde de candidaturas

A segunda edição do programa somou mais de 5.000 candidaturas, que representa um crescimento na ordem dos 60%. Quase metade é de estudantes do sexo feminino.

Lançada em dezembro de 2022 e com candidaturas abertas até ao final de janeiro, a segunda edição do programa de bolsas de estudo universitárias da Huawei reuniu um total de 5.306 inscrições de estudantes, provenientes de todo o território nacional. Quase metade das candidaturas foi realizada por estudantes do sexo feminino. Na primeira edição do programa, que decorreu no ano letivo 2021/2022, o número total de candidaturas rondou as 3.000, registando-se, agora, um aumento de mais de 60% no número de inscritos.

“O elevado número de candidaturas sublinha a relevância do programa e a importância daquilo que a Huawei está a fazer. Apostar no talento português é uma das melhores formas de apoiar o desenvolvimento social e económico do nosso país”, acredita Diogo Madeira da Silva, diretor da Huawei em Portugal, responsável pelas áreas de relações públicas, comunicação e responsabilidade social.

À semelhança do ano anterior, o programa destina-se a estudantes de Engenharia, Tecnologia e áreas relacionadas, sendo que a empresa alargou o âmbito desta edição a estudantes da área das Energias Renováveis, em linha com o desenvolvimento deste negócio na Huawei Portugal.

Finalizado o prazo de inscrições, é possível entender que perto de 20% dos candidatos provêm das áreas de Informática e Eletrónica de Computadores, e mais de 300 frequentam cursos na área Industrial e de Gestão.

As instituições de ensino de onde vêm os candidatos são diversas, com o território nacional representado de norte a sul, bem como das regiões autónomas da Madeira e Açores. Entre outros, encontram-se candidatos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, ou representantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

As mais de 5000 candidaturas serão agora analisadas por um júri independente, que elegerá os 50 alunos premiados, que irão receber apoio financeiro no valor de 5.000 euros cada.

A Huawei vai atribuir metade das bolsas a mulheres, à semelhança da edição do ano passado, com o objetivo de contribuir para a redução do gender gap na indústria das Tecnologias de Informação e Comunicação. No entanto, esta decisão está bastante alinhada com os registos de candidatura, uma vez que, das cerca de 5.000 candidaturas, 47% foram realizadas por estudantes do sexo feminino.

“São iniciativas como esta que contribuem ativamente para as qualificações das e dos estudantes, trabalhando também a inclusão social e assumindo-se, por consequência, como facilitadores de empregabilidade”, considera Luisa Ribeiro Lopes, presidente do .PT, coordenadora-geral do INCoDe.2030 e membro do júri.

Os vencedores das 50 bolsas de estudo da Huawei serão conhecidos e anunciados no final de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa de bolsas da Huawei atinge recorde de candidaturas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião