Bancos sobem proposta de aumentos para 3%. Sindicatos consideram “inaceitável”

  • Lusa
  • 10 Fevereiro 2023

O valor fica longe dos 8,5% que estão a ser pedidos pelos sindicatos. Bancos sobem proposta de aumentos de 2,5% para 3%.

Os bancos subiram a sua proposta de atualização salarial para 3%, dos anteriores 2,5%, numa reunião que esta sexta-feira ocorreu com os sindicatos afetos à UGT, mas as estruturas consideram este valor “inaceitável”. Segundo adiantou à Lusa fonte sindical, a reunião, que juntou Mais Sindicato, SBN – Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal e SBC – Sindicato dos Bancários do Centro e o grupo negociador da banca, acabou sem conclusões, apesar da melhoria na proposta.

Ainda assim, o valor fica longe dos 8,5% que estão a ser pedidos pelas estruturas sindicais. A mesma fonte recordou que houve outras propostas de alteração do clausulado que as instituições de crédito não quiseram discutir, sendo que “como hoje houve a votação das alterações legislativas à legislação laboral também querem ter tempo para ver que impacto pode ter nos instrumentos de regulamentação coletiva”.

Os sindicatos pediram a “alteração das condições do crédito à habitação”, que tem condições especiais para os trabalhadores bancários, apelando para uma alteração que tenha “em conta o aumento das taxas de juro”. “É uma das poucas vantagens que temos no instrumento de regulamentação coletiva”, destacou, salientando que enquanto os juros estiveram baixos a taxa foi praticamente “zero” e “agora aumenta mensalmente”, tendo os sindicatos pedido aos bancos que considerassem esta questão.

Em cima da mesa está ainda “a majoração de dias de férias por efeitos de assiduidade”. A próxima reunião está marcada para o dia 27 de fevereiro. O Mais Sindicato, Sindicato dos Bancários do Centro e SBN reivindicam, para este ano, 8,5% de atualização de tabelas e cláusulas de expressão pecuniária.

O grupo negociador da banca, responsável pela revisão do ACT do setor, representa cerca de 20 instituições financeiras que atuam em Portugal, entre elas Santander Totta, Novo Banco e BPI. Já Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Crédito Agrícola e Montepio têm acordos autónomos. No caso do banco público, a proposta de aumento salarial é de 3%, o que os sindicatos têm considerado inaceitável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos sobem proposta de aumentos para 3%. Sindicatos consideram “inaceitável”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião