Portugal depende cada vez mais de Espanha

As trocas comerciais com Espanha mais do que triplicaram nas últimas duas décadas, passando de um valor equivalente a 14% do PIB em 2000 para mais de 23% do PIB no final do ano passado.

Desde pelo menos 2000 que Espanha não é apenas o principal destino das exportações nacionais, como também é o principal parceiro económico de Portugal: desde essa altura, as trocas comerciais entre os dois países passaram de 17,6 mil milhões de euros, cerca de 14% do PIB, para um valor recorde de 55,5 mil milhões de euros no ano passado, o equivalente a 23% do PIB.

A dependência da economia nacional de Espanha é tão grande que, na última década, um quarto das exportações tiveram como destino o mercado espanhol e quase um terço das importações nacionais tiveram como origem empresas espanholas.

Os números alcançados no ano passado exemplificam na perfeição esta realidade. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2022, 26% das exportações nacionais teve como destino Espanha e 32% das importações nacionais foram contabilizadas com produtos “made in Spain”.

Na esfera das contas comerciais de Portugal, o impacto de Espanha é tão grande que só no ano passado, o comércio realizado com Madrid chegou a superar as trocas comerciais que Portugal realizou com os restantes quatro maiores parceiros comerciais juntos. O saldo global de exportações e importações contabilizadas com Alemanha, França, China e Países Baixos no ano passado foi 6,6% inferior às trocas comerciais com Espanha.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Défice comercial agrava-se a uma velocidade cruzeiro

Desde 2013 que as exportações para Espanha têm crescido a um ritmo médio de 7,2% ao ano e as importações aumentado, em média, 6,9% por ano. No entanto, desde pelo menos 2000 (último ano disponível na série do INE) que Portugal acumula um crescente défice comercial com Espanha e que no ano passado atingiu um valor recorde de 14,6 mil milhões de euros.

Mas não é só com Espanha que Portugal tem um saldo comercial negativo. Entre os seus 10 maiores parceiros económicos, que são responsáveis por 75% do comércio internacional da economia portuguesa, apenas para três países Portugal exporta mais do que importa (França, EUA e Reino Unido).

Isso faz com que Portugal apresente uma economia deficitária do ponto de vista comercial, importando muito mais do que exporta. E os dados do INE revelam que essa dependência tem vindo a avolumar-se ao longo da última década.

Se em 2012 por cada 100 euros de bens exportados Portugal importava 121 euros, atualmente esse rácio cresceu 15%: por cada 100 euros de produtos vendidos para o estrangeiro, a economia nacional paga 139 euros para comprar bens importados.

O resultado desta dinâmica é uma pesada fatura para as finanças públicas que levou a que, nos últimos 10 anos, o défice da balança comercial triplicasse, passando de 11,2 mil milhões de euros em 2012 para um valor recorde de 30,7 mil milhões de euros no final do ano passado.

Fonte: INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal depende cada vez mais de Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião