O que faz o projeto J+Next by J+Legal diferente pelas startups?

  • João Leite de Carvalho
  • 29 Março 2023

As sociedades de advogados devem estar conscientes do panorama tecnológico em mudança e do impacto que este tem na forma como os serviços jurídicos são prestados.

A J+Legal foi fundada com o objetivo de ser um projeto de referência e inovador, que associasse a experiência dos seus sócios fundadores a uma equipa de jovens advogados, com um forte espírito empreendedor e vontade de inovar, adotando uma abordagem hands-on e focando-se na prestação de serviços tailor-made de excelência.

De forma natural, nasceu a J+NEXT by J+Legal, um cluster que reúne advogados, empreendedores, investidores e uma rede de serviços que se adaptam às necessidades de uma startup, idealizados para cada fase do projeto.

Adotámos na J+NEXT by J+Legal uma abordagem inovadora e otimizada: associámo-nos às melhores sociedades de advogados internacionais no ecossistema da inovação e tecnologia dos hubs mais relevantes, EUA e Israel. Adicionalmente, com o objetivo de criar uma rede de serviços global, para que um empreendedor possa criar e desenvolver a sua ideia, e obter o necessário para a fase em que se encontra, reunimos uma equipa de mentores e algumas das Venture Capital mais conhecidas na Europa, colaboramos em projetos como a Seedsummit, um think tank de apoio à literacia de empreendedores, criámos uma série de playbooks com incubadoras.

Este ecossistema é uma área em evolução constante, com novas tecnologias e modelos de negócio a emergir diariamente. Consequentemente, as sociedades de advogados precisam de se adaptar, para servir de forma eficaz as necessidades dos clientes. A compreensão dos desafios legais enfrentados por startups e scaleups é fundamental pois estas têm especificidades legais próprias, como a angariação de fundos, a proteção da propriedade intelectual ou os incentivos dos trabalhadores.

Outro aspeto a realçar é a implementação de uma abordagem flexível, ágil e otimizada dos serviços jurídicos. As startups operam em ambientes de ritmo acelerado, onde as decisões se tomam rapidamente. Adicionalmente, as sociedades de advogados devem ser capazes de trabalhar de forma colaborativa e aberta com outros players do ecossistema, incluindo outros prestadores de serviços, investidores e empreendedores, aportando uma nova perspetiva à abordagem jurídica. Ao construir estas relações fortes, as sociedades de advogados ajudam as startups a ultrapassar os seus desafios de forma mais eficiente, fazendo face à tendência de poupança nas questões jurídicas e à facilidade de acesso a informação, frequentemente pouco fidedigna ou até errada.

Finalmente, as sociedades de advogados devem estar conscientes do panorama tecnológico em mudança e do impacto que este tem na forma como os serviços jurídicos são prestados, de revolucionar o seu modus operandi e as tecnologias das quais se servem, abrir as portas à utilização de inteligência artificial e tecnologias de automatização de trabalho.

Globalmente, o ecossistema é um ambiente dinâmico e estimulante que apresenta inúmeras oportunidades de crescimento e inovação. Contudo, acarreta também desafios legais únicos que exigem a evolução dos advogados para a adoção de uma filosofia mais ativa do que reativa, antecipando os desafios que possam surgir e as suas soluções.

Ao compreender as necessidades legais específicas, desenvolvendo uma abordagem flexível e eficiente aos serviços jurídicos, construindo relações fortes com outros interessados e abraçando as novas tecnologias, as firmas de advogados têm as condições necessárias para ser bem-sucedidas nesta área.

A J+NEXT by J+Legal apresenta-se como o único projeto verdadeiramente disruptivo, que procura responder às grandes necessidades do mercado e que apresenta uma visão, serviços e propostas diferenciadas e inovadoras, contando com a sua equipa de mentores, desligados da área jurídica, mas que contribuem para uma adaptação dos serviços prestados, ajustados ao ecossistema e às suas necessidades.

  • João Leite de Carvalho
  • Head of J+NEXT by J+Legal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que faz o projeto J+Next by J+Legal diferente pelas startups?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião