Primeira-ministra da Escócia apresenta demissão
Nicola Sturgeon garante que esta decisão "não é uma reação a pressões de curto prazo". Estava no cargo há mais de oito anos.
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, apresentou a demissão depois de mais de oito anos à frente do Governo escocês. O anúncio foi feito pela própria numa conferência de imprensa, onde sinalizou que a decisão era a certa para si, “para o partido e para o país”.
“Hoje [quarta-feira] estou a anunciar a minha intenção de deixar o cargo de primeira-ministra e líder do meu partido”, anunciou Nicola Sturgeon, assegurando que vai permanecer no cargo até que o sucessor seja eleito.
Apesar de a primeira-ministra ter enfrentado alguns obstáculos nos últimos tempos, nomeadamente no seu plano para convocar um referendo à independência, garante que esta decisão “não é uma reação a pressões de curto prazo”. A saída, que não era esperada, surge após “uma avaliação mais profunda e de longo prazo”, esclarece.
Sturgeon explica que se andava a questionar se conseguia continuar no cargo e se era o mais certo para si, depois de ter de lidar com a intensidade e responsabilidade que o papel acarreta, e concluiu que não. A primeira-ministra já estava no cargo há oito anos e salienta que o trabalho só pode ser feito por um certo tempo que, no seu caso, “corre o risco de se tornar muito longo”.
A líder escocesa destaca ainda o período da pandemia, que diz ter sido, “de longe o aspeto mais árduo das funções”. “Jamais pude imaginar que fosse um peso tão grande”, apontando que “a responsabilidade era imensa” e teve um grande “impacto físico e mental”.
No que diz respeito à independência da Escócia, Sturgeon diz que continua a acreditar que é possível, mas o apoio a esta matéria “precisa de ser solidificado e crescer ainda mais”. “Para conseguir isso, devemos superar a divisão na política escocesa e o meu julgamento agora é que um novo líder seria mais capaz de fazer isso”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Primeira-ministra da Escócia apresenta demissão
{{ noCommentsLabel }}