Bolsas de investigação da FCT sobem 55 euros à boleia do salário mínimo

Despacho publicado no Diário da República determina que subsídio mensal de todas as bolsas de investigação financiadas diretamente pela FCT aumentam 55 euros com retroativos a 1 de janeiro.

As bolsas de investigação vão aumentar, acompanhando a subida do salário mínimo. Um despacho da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), publicado esta sexta-feira no Diário da República, determina que o “valor do subsídio mensal de todas as bolsas de investigação” diretamente financiadas pela FCT é atualizado em 55 euros.

Segundo o diploma, assinado pela presidente do Conselho Diretivo, Madalena Alves, “a referida atualização aplica-se igualmente ao montante dos subsídios mensais de manutenção de todas as tipologias de bolsas” previstas no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

Esta subida resulta, segundo o despacho, do aumento em 55 euros do salário mínimo nacional a 1 de janeiro deste ano, mas também da “necessidade de prosseguir uma política científica que maximize os efeitos úteis dos apoios concedidos”. Por isso, a deliberação tem efeito retroativo, aplicando-se a partir do primeiro dia de 2023.

O regulamento das bolsas de investigação da FCT prevê que “o montante do subsídio mensal de manutenção de todas as bolsas de investigação por ele abrangidas é atualizado anualmente pelo órgão máximo da entidade financiadora das mesmas, tendo em consideração as alterações ao valor da retribuição mínima mensal garantida”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas de investigação da FCT sobem 55 euros à boleia do salário mínimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião