Stop convoca nova manifestação de professores para 25 de fevereiro

A marcha vai decorrer a 25 de fevereiro entre o Palácio da Justiça e São Bento. Objetivo é pedir "justiça" e "pressionar diretamente o primeiro-ministro" para ouvir esta classe profissional.

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) anunciou esta sexta-feira que convocou uma nova manifestação nacional para dia 25 de fevereiro, que irá decorrer entre o Palácio da Justiça e a residência oficial do primeiro-ministro. O objetivo, segundo o Stop, é pedir “justiça para quem trabalha na escola pública” e “pressionar diretamente” António Costa para que oiça a classe profissional.

“Perante a contínua intransigência por parte do Ministério da Educação às principais reivindicações dos docentes e não docentes, e perante os ataques sucessivos à liberdade e ao direito à greve, vamos fazer uma nova marcha pela escola pública em defesa do direito à greve”, anunciou o coordenador nacional do Stop à entrada da segunda fase da quinta ronda negocial entre o Governo e os sindicatos dos professores, sobre o novo modelo de recrutamento e colocação de docentes.

A marcha vai decorrer a 25 de fevereiro entre o Palácio da Justiça e São Bento, onde, no final, “à frente da Assembleia da República, o Stop vai “enterrar simbolicamente a escola democrática e de qualidade que está a ser atacada“, afirmou André Pestana. Além disso, também a escolha do trajeto tem um simbolismo, dado que, segundo o Stop, o objetivo é pedir “justiça para quem trabalha na escola pública e pressionar diretamente o primeiro-ministro” para que oiça a classe profissional.

O líder do Stop deixou ainda críticas ao Chefe de Governo, que em entrevista à TVI reiterou que voltou a afastar a reposição da contagem integral do tempo de serviço dos professores, dado que ao abrir essa porta, teria que fazer o mesmo com as restantes carreiras da Função Pública, o que teria um custo de “1.300 milhões de euros de despesa permanente para todo o país, todos os anos”. “Isso são peanuts comparativamente com o que tem sido colocado para tapar buracos bancários. ou para parcerias público-privadas ruinosas”, argumentou.

André Pestana reiterou que as expectativas para haja um acordo são baixas e acusou o Ministério da Educação de “não ceder sequer a negociar os temas centrais” nem a apresentar contrapropostas relativamente às propostas apresentadas pelo Stop, nomeadamente no que concerne ao aumento de 120 euros para docentes e não docentes ou para resolver a equidade relativamente aos docentes do continente e os das regiões autónomas. “É um silêncio ensurdecedor”.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Stop convoca nova manifestação de professores para 25 de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião