BPF reforça apoio ao financiamento das empresas com 400 milhões

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2023

Fundo de Capitalização e Resiliência tem dois novos programas de financiamento das empresas: Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal e Programa de Venture Capital, cada um com dotação de 200 milhões.

O Banco Português de Fomento (BPF) lançou dois novos programas de investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação global de 400 milhões de euros. Cada programa está dotado com 200 milhões de euros e junta-se a outros dois anteriormente lançados, totalizando já os 1.300 milhões, segundo anunciou o BPF esta sexta-feira.

Em relação ao Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal, visa permitir o investimento/financiamento direto em empresas, em coinvestimento com investidores privados, que desenvolvam atividade em território nacional. O investimento ao abrigo deste programa pode ser feito através de duas formas: instrumento de capital ou instrumentos de não capital.

O montante do investimento do FdCR em cada empresa não deverá exceder, a título de condição preferencial, os 10 milhões de euros, podendo excecionalmente ser superior desde que até ao limite de 50 milhões.

Quanto ao Programa de Venture Capital, tem como objetivo apoiar o investimento em empresas através da subscrição de fundos de capital de risco geridos por intermediários financeiros, nomeadamente sociedades de capital de risco ou sociedades gestoras.

Além disso, o programa visa fomentar a constituição ou capitalização empresarial, prioritariamente nas fases de arranque (pré-seed, seed, start-up, empresas em fase de arranque, later stage venture – séries A, B e C, ou scale-up) e ainda promover a entrada em mercado e o crescimento e expansão de empresas viáveis através do desenvolvimento de novos produtos, serviços e mercados, ou do reforço e profissionalização do quadro de pessoal, incluindo a equipa de gestão, dos beneficiários finais.

Há três formas de concretização do investimento ao abrigo deste programa: um fundo de capital de risco a constituir, um fundo de capital de risco já existente, mas que não tenha efetuado qualquer investimento ou um subfundo de um fundo de capital de risco, desde que esse subfundo não tenha ainda efetuado qualquer investimento.

O BPF detalha que o montante mínimo do investimento do FdCR por cada fundo de capital de risco é 10 milhões de euros, não podendo exceder os 35 milhões de euros, e uma comparticipação máxima pelo FdCR de 70% da dotação total de cada fundo de capital de risco. A dimensão mínima de cada fundo de capital de risco é de 20 milhões de euros.

Quanto ao financiamento por empresa, está limitado a um mínimo de 250 mil euros, e um máximo de cinco milhões de euros e 20% do capital subscrito do fundo de capital de risco, podendo ser potenciado por possíveis operações de coinvestimento com outros investidores.

O FdCR já tinha dois programas: o Programa de Recapitalização Estratégica lançado com uma dotação de até 400 milhões de euros e o Programa Consolidar com uma dotação de até 500 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPF reforça apoio ao financiamento das empresas com 400 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião