Pilotos da Portugália vão decidir a 1 de março se avançam com greve

  • ECO
  • 22 Fevereiro 2023

O SIPLA convocou uma assembleia-geral para o próximo dia 1 de março, com o intuito de decidir o novo acordo da Portugália, bem como se avançam para uma greve.

O Sindicato Independente de Pilotos de Linhas Aéreas (SIPLA) convocou uma assembleia-geral para o próximo dia 1 de março, com o intuito de decidir o “novo acordo de empresa para os pilotos da Portugália”, bem como a possibilidade de avançarem para uma greve, de acordo com um comunicado do sindicato citado pelo Expresso (acesso pago).

O sindicato exige a “atualização da tabela salarial aos valores de 2019, com os montantes praticados antes dos cortes, mais a inflação”, numa altura em que a massa salarial da Portugália, subsidiária da TAP, é de 25 milhões de euros, isto é, mais um milhão do que em 2019. Atualmente, a companhia tem 250 pilotos, mais 82 do que no período pré-pandemia.

No comunicado, enviado aos associados o SIPLA aponta ainda que “os valores de custo-hora e a massa salarial proposta” pela TAP para 2023 “é marginalmente superior à praticada no ano de 2019, ano em que o quadro de pilotos efetivos era cerca de 30% inferior e a frota era composta de menos 3 aeronaves”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pilotos da Portugália vão decidir a 1 de março se avançam com greve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião