Inflação em França acelera para 6,2% em fevereiro

  • Lusa
  • 28 Fevereiro 2023

A inflação homóloga em França subiu para 6,2% em fevereiro, mais duas décimas do que em janeiro, principalmente devido à alimentação e serviços, segundo o instituto nacional de estatística francês.

A inflação homóloga em França acelerou para 6,2% em fevereiro, mais duas décimas do que em janeiro, principalmente devido à alimentação e serviços, segundo a primeira estimativa do indicador do instituto nacional de estatística francês (INSEE), divulgada esta terça-feira.

O aumento dos preços dos alimentos entre fevereiro de 2022 e o mesmo mês deste ano é de 14,5%, em comparação com a subida homóloga de 13,3% registada em janeiro, disse o INSEE num comunicado. A diferença é particularmente acentuada para os produtos frescos, com um aumento de 14,2% em fevereiro, em comparação com 10,2% em janeiro.

O outro fator importante na aceleração da inflação são os serviços, com um aumento homólogo de 2,9% em fevereiro, contra 2,6% em janeiro.

No caso dos bens manufaturados, este aumento subiu para 4,6% em fevereiro, mais uma décima de ponto percentual do que no mês anterior.

Os preços da energia, por seu lado, subiram 14% nos doze meses até fevereiro, contra 16,3% em janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação em França acelera para 6,2% em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião