Investimento em eólicas “offshore” pode chegar aos 40 mil milhões de euros

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2023

Instalar 10 GW de produção eólica offshore em Portugal até 2030 pode significar um investimento de 40 mil milhões de euros.

O Governo quer aumentar a produção de energia eólica offshore em Portugal dos atuais 25 MW (megawatts) para 10 GW (gigawatts) até 2030, por via de um leilão que deverá ser realizado ainda este ano e que poderá resultar num investimento entre 30 mil milhões e 40 mil milhões de euros, noticia o Jornal de Negócios.

Até agora, há três empresas interessadas: a alemã BayWa, o consórcio espanhol e irlandês IberBlue Wind e o fundo de investimento dinamarquês Copenhagen Infrastructure Partners, que têm previsto investimentos de 12.500 milhões de euros para instalar 3,6 GW. Por isso, o Jornal e Negócios refere que este montante pode mais do que triplicar.

“Estamos a falar de investimentos na ordem dos 30 a 40 mil milhões de euros para instalar os 10 GW, afirma António Sarmento, fundador do WavEC Offshore Renewables – Centro de Energias Offshore, ao mesmo jornal, valor que é corroborado pelo presidente da Associação de Energias Renováveis (APREN), Pedro Amaral Jorge, que, contudo, salienta ainda ser “cedo” para ter números mais precisos. O grupo de trabalho mandatado pelo Governo já definiu cinco zonas para instalar turbinas flutuantes, num total de 3.393 km2 e a proposta está em consulta pública até 13 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento em eólicas “offshore” pode chegar aos 40 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião