Eólicas avançam para tribunal para contestar cortes de Galamba

  • Capital Verde
  • 25 Novembro 2022

Produtores de energia eólica contestam o despacho de Galamba, que, em junho de 2021, publicou um diploma para reduzir o valor mínimo do período extra da taifa garantida, de 74 para 66 euros/MWh.

EDP Renováveis, Finerge, Generg e Ventient decidiram avançar para tribunal, com vários processos em separado, contra o Governo por uma decisão que procede a eventuais cortes nas suas remunerações, avança o Jornal Económico (acesso pago) .

Estes quatro produtores de energia eólica contestam o despacho de João Galamba, que, em junho de 2021, publicou um diploma para reduzir o valor mínimo do período extra da tarifa garantida, de 74 para 66 euros/MWh. Com esta revisão, o Governo estima que os consumidores poupem entre 165 a 372 milhões de euros.

Contactadas pelo mesmo jornal, a EDP Renováveis referiu que “as contestações correm o seu curso normal nas instituições”, enquanto a Generg disse que os “processos em causa estão a correr os seus termos normais junto dos tribunais administrativos competentes”. Por outro lado, a Finerge não quis comentar e a Ventient não respondeu. Ministério do Ambiente adianta que “aguarda o desfecho das ações judiciais em curso”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eólicas avançam para tribunal para contestar cortes de Galamba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião