TAP terá de ser ressarcida em 443.500 euros pela saída de Alexandra Reis

  • ECO
  • 1 Março 2023

Relatório preliminar da IGF, citado pelo Correio da Manhã, refere que TAP tem a receber de volta 443.500 euros do meio milhão que pagou de indemnização pela saída de Alexandra Reis.

A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) deverá considerar que terão de ser devolvidos 443.500 euros à TAP, na sequência da indemnização de meio milhão de euros paga pela companhia aérea pela saída da administradora Alexandra Reis, de acordo com o relatório preliminar citado pelo Correio da Manhã (acesso pago).

O acordo de rescisão foi assinado por Christine Ourmières-Widener e por Manuel Beja, pelo que é a estes dois administradores que a auditoria da IGF imputa as responsabilidades pelo pagamento da indemnização. Ainda assim, o relatório não indica quem terá que devolver à TAP os 443.500 euros, isto é, quase 90% da indemnização total, segundo o mesmo jornal. Ou seja, se Alexandra Reis entender que não deve devolver o valor, o caso poderá acabar em tribunal.

De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), a IGF concluiu ainda que foi a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, que tomou a iniciativa de afastar Alexandra Reis de funções e conduziu o processo de negociações com a antiga administradora executiva e com a tutela, nomeadamente o Ministério das Infraestruturas, então encabeçado por Pedro Nuno Santos. Manuel Beja, presidente do Conselho de Administração nomeado pelo acionista Estado, terá sido informado dos termos da saída da ex-administradora no dia em que o acordo foi assinado.

A SIC avançou na terça-feira que o parecer provisório da IGF admite a reintegração de Alexandra Reis na transportadora ou a devolução de parte da indemnização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP terá de ser ressarcida em 443.500 euros pela saída de Alexandra Reis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião