Dívida pública sobe para 275,8 mil milhões em janeiro à boleia dos Certificados de Aforro

Banco de Portugal destaca o contributo do crescimento das responsabilidades em depósitos para a evolução da dívida pública. Cresceu 3,2 mil milhões de euros janeiro.

A dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou em janeiro e atingiu os 275,8 mil milhões de euros, avança o Banco de Portugal (BdP) esta quarta-feira. Destaca-se o contributo dos Certificados de Aforro e das emissões líquidas de títulos de dívida para esta evolução, ao aumentarem as responsabilidades em depósitos.

O aumento da dívida pública foi de 3,2 mil milhões de euros janeiro, o que se traduz num aumento mensal de 1,2%. Foi o maior aumento mensal da dívida desde julho de 2020 e coloca fim a três meses seguidos de reduções da dívida.

O BdP destaca que as responsabilidades em depósitos cresceram 2,1 mil milhões de euros à boleia das emissões de certificados de aforro e das emissões líquidas de títulos de dívida (1,3 mil milhões de euros).

Fonte: Banco de Portugal

Esta evolução surge numa altura em que os particulares têm vindo a procurar nos Certificados de Aforro uma solução para aplicarem as suas poupanças. O stock de capital alocado nestes títulos de dívida alcançou um valor recorde de 22,5 mil milhões de euros em janeiro deste ano, segundo o BdP.

Por outro lado, “verificaram-se amortizações de empréstimos (-0,2 mil milhões de euros)” que contrabalançam a subida das responsabilidades em depósito.

Já os depósitos das administrações públicas aumentaram 2,8 mil milhões de euros, sendo que se excluirmos estes montantes, “a dívida pública subiu 0,4 mil milhões de euros, para 259,1 mil milhões de euros”.

Fonte: Banco de Portugal

É de sinalizar que o ministro das Finanças anunciou esta terça-feira que a dívida pública caiu para 113,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, o valor mais baixo desde 2010, ficando abaixo das previsões do Governo e até do que havia apontado o Banco de Portugal no início deste mês.

(Notícia atualizada às 11h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública sobe para 275,8 mil milhões em janeiro à boleia dos Certificados de Aforro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião