Caixa já renegociou empréstimos com 3.600 famílias

Banco público admite dificuldades pontuais, mas fala em situação “perfeitamente controlada”. Para já, reestruturou créditos de 3.600 famílias.

A situação na Caixa Geral de Depósitos (CGD) é igual à dos outros bancos: há famílias com dificuldades, mas são casos pontuais, sendo que a situação está “perfeitamente controlada”, segundo avançou Paulo Macedo, adiantando que o banco público já renegociou empréstimos da casa de 3.600 famílias.

Ao todo, a Caixa abriu cerca de 37 mil casos que se enquadram no Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI), regime para a prevenção do incumprimento. Dos casos que já foram fechados, cerca de 2.000 foram concretizados à margem do PARI, até antes da entrada em vigor do decreto-lei em novembro do ano passado e que veio agilizar as regras de renegociação dos créditos.

Segundo explicou Paulo Macedo, as renegociações tiveram lugar através de várias soluções, incluindo alongamento do prazo do contrato, alteração do indexante ou redução do spread.

E as restantes famílias em risco? “Temos outros clientes que, mesmo ultrapassando a taxa de esforço, não recorreram à renegociação por poupanças, têm outros rendimentos e têm património”, explicou o gestor na apresentação dos resultados de 2022. A Caixa registou lucros de 843 milhões de euros no ano passado, uma subida de 45,5% em relação ao ano anterior.

A Caixa identificou ainda um conjunto de situações em que, apesar de não se enquadrarem no regime do PARI, foi possível chegar a um acordo com o cliente para baixar a prestação da casa, devido ao aumento da taxa de esforço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa já renegociou empréstimos com 3.600 famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião