Todos sustentáveis, todos no Metaverse e todos a utilizar AI?

  • Luís Mergulhão
  • 4 Março 2023

Haja tento, portanto, na comunicação das marcas e companhias. De resto, trata-se de uma moda, que se pode mostrar, mas, é apenas parte do futuro a falar como se de todo o presente se tratasse.

As palavras têm o seu peso, e as declarações (que na gíria de marketing se passou a chamar statments ou claims) ainda mais.

Em artigo publicado na semana passada no Blog da FTC, a todo-poderosa Federal Trade Comission dos EUA, Michael Atleson, advogado da sua Divisão de Advertising Practices, alertava para a necessidade de companhias, marcas e marketeers verificarem as afirmações a propósito de novas ferramentas e dispositivos supostamente integrarem as capacidades e os benefícios da inteligência artificial: “Keep your AI claims in check”.

Num tom coloquial, trata-se de uma séria advertência à utilização não fundamentada e comprovada dessas capacidades. “Marketers should know that — for FTC enforcement purposes — false or unsubstantiated claims about a product’s efficacy are our bread and butter”. Nada mais!

Na mesma altura, o reputado Professor e orador Alex Edmans num conjunto de artigos e posts publicados nos últimos dias tem vindo a acentuar a necessidade das empresas não sobrevalorizarem a sua performance na área de ESG em detrimento de outros assets intangíveis: “We want great companies, not just companies that are great at ESG”, levando ao extremo de colocar como título no artigo que sai na edição de primavera 2023 do Journal of Financial Management Association o provocador “The end of ESG”.

Por seu turno, Pekka Lundmark, Presidente e CEO da Nokia, em artigo publicado nos finais de 2022 no Finantial Times veio referir que o futuro é feito de metaversos plurais: o dos consumidores, o das companhias e os industriais, considerando que serão mais relevantes os dois últimos, nomeadamente os Digital Twins já usados na Indústria. Considera mesmo que é um erro associar o metaverso a um aparelho que se coloca e usa na cabeça. “Rather, it’s the coming together of complementary technologies, including cloud and edge (near the data source) computing, artificial intelligence, blockchain, the internet of things, virtual reality, augmented reality and digital twins.”

Isto deve obrigar-nos refletir e colocar em perspetiva o “sermos todos Sustentáveis, estarmos todos no Metaverso e integrarmos todos AI nas nossas aplicações e aparelhos”.

Haja tento, portanto, na comunicação das marcas e companhias. De resto, trata-se de uma moda, que se pode mostrar, mas, não tenhamos dúvidas, é apenas parte do futuro a falar como se de todo o presente se tratasse.

 

Leituras de fim-de-semana, 4 de março de 2023

 

  • Luís Mergulhão
  • Presidente & CEO Omnicom MediaGroup Portugal

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