BCE deve considerar que inflação ficou aquém do previsto, diz Centeno

Mário Centeno espera que o BCE tenha em consideração que a inflação ficou abaixo do previsto na sua próxima reunião e diz que conselho deve analisar “com muito cuidado” as novas projeções.

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, alertou que o Banco Central Europeu (BCE) deve ter em consideração que a inflação se fixou abaixo das previsões iniciais, ao definir o próximo aumento das taxas de juro diretoras.

Em entrevista ao jornal italiano La Stampa (acesso pago, conteúdo em italiano), Mário Centeno sublinhou que os recentes dados para a inflação referente a fevereiro ficaram “vários pontos base abaixo da previsão de dezembro”, citou a Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês) esta segunda-feira. Por isso, os membros do conselho do BCE devem analisar “com muito cuidado” as novas projeções de março, que podem ser mais baixas, acrescentou.

Apesar desta subida da inflação subjacente, Centeno alerta que “não se devem tirar conclusões precipitadas” e voltou a insistir na queda da evolução geral dos preços em fevereiro. “Fomos surpreendidos em comparação com a nossa projeção de dezembro”, pelo que Centeno espera agora que a decisão do Conselho do BCE reflita essa revisão em baixa da inflação.

O BCE aumentou as taxas de juro diretoras em 50 pontos base na sua última reunião, tendo antecipado uma nova subida, em igual medida, após a reunião do próximo dia 16 de março. Segundo avança a Bloomberg, os mercados estão a apostar num pico de 4% no que toca às taxas de juro do BCE, com um apoio crescente para novos aumentos ao mesmo ritmo de 50 pontos base. Nas últimas semanas, por oposição, a expectativa era a de um aumento das taxas de juro em menor medida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE deve considerar que inflação ficou aquém do previsto, diz Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião