Lucros da REN sobem 15% para 111,8 milhões de euros

No ano de 2022, os lucros da REN subiram 15% para 111,8 milhões de euros. Conselho de administração vai propor dividendo de 15,4 cêntimos por ação na próxima assembleia geral.

A Redes Energéticas Nacionais (REN) registou no ano de 2022 uma subida nos lucros de 15%, traduzindo-se em mais 111,8 milhões de euros quando comparado com os resultados de 2021.

De acordo com o comunicado divulgado esta terça-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o resultado líquido aumentou “devido à melhoria do desempenho operacional” da entidade que permitiu, por sua vez, beneficiar o EBIT (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em 8,7% para os 238 milhões de euros.

“Este resultado foi parcialmente impactado pela redução dos resultados financeiros“, que sofreram uma quebra de 1,4 milhões de euros, “uma maior carga fiscal” que se traduziu em 2,2 milhões de euros e “um aumento na Contribuição Extraordinária para o Sector Energético” no valor de 1 milhão de euros, “refletindo o aumento da base de ativos regulados”, explica a nota.

Por sua vez, o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 5,7%, para 487,3 milhões de euros, “como resultado da melhoria das receitas da atividade doméstica” (por via da subida da taxa regulada de rentabilidade dos ativos que está indexada às taxas de juro) “e de um desempenho positivo da atividade no Chile”.

No ano que passou o investimento da gestora de redes energéticas caiu 18,4%, para 201,5 milhões de euros, já a dívida líquida (excluindo os desvios tarifários) registou uma redução de 3,3% para 2.543 milhões de euros.

No mesmo comunicado, a REN explica que o consumo de energia elétrica em Portugal com origem renovável representou 49,4% do total da oferta em 2022, uma redução de 10,27 pontos percentuais quando comparado com 2021. Já o consumo de eletricidade aumentou 1,8% e o de gás natural diminuiu 3,2%.

Perante os resultados, a entidade liderada por Rodrigo Costa revela que o conselho de administração da REN vai propor, na assembleia geral de acionistas a realizar no dia 27 de abril, o pagamento de um dividendo de 15,4 cêntimos por ação, sendo que 6,4 cêntimos foram pagos em dezembro de 2022 e os restantes nove cêntimos a ser pagos este ano de 2023.

Notícia atualizada pela última vez às 17h18

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da REN sobem 15% para 111,8 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião